Empresas do grupo:

Início » Novo Acordo de Cooperação técnica de proteção de dados

Novo Acordo de Cooperação técnica de proteção de dados

por Gabriel Dau
2 minutos ler
Designed by PopTika / shutterstock

Nesta segunda-feira (22), foi assinado pelo Presidente da Autoridade Nacional de Proteção de dados (ANPD), Waldemar Gonçalves e a Secretária da Secretaria Nacional do Consumidor (SENACON/MJSP), Juliana Domingues, o Acordo de Cooperação Técnica destinado à proteção de dados dos consumidores, com objetivo em dar maior agilidade nas investigações de incidentes de segurança.

Na prática, a Senacon/MJSP passará a compartilhar informações coletadas sobre as reclamações de consumidores relacionadas à proteção de dados pessoais através de um Núcleo, dentro do Conselho Nacional de Defesa do Consumidor, para tratar dessa convergência com a ANPD.

Por outro lado, a ANPD fixará as interpretações necessárias à aplicação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) nos casos concretos.

A principal ideia do Acordo é aumentar a segurança jurídica e evitar judicialização em massa, visto que a LGPD define a ANPD como órgão central de interpretação desta Lei e do estabelecimento de normas e diretrizes para a sua implementação, além de prever ações conjuntas nas áreas de proteção de dados pessoais e defesa do consumidor.

Designed by JoeZ / shutterstock
Designed by JoeZ / shutterstock

O Acordo faz parte do Planejamento Estratégico da ANPD para proporcionar o fortalecimento da cultura de Proteção de Dados e principalmente a promoção do diálogo com entidades governamentais e não governamentais, visando construir parcerias estratégicas para a promoção de estudos, atuação em conjunto e incorporação de melhores práticas voltadas à prevenção e detecção de infrações à LGPD.

A Russell Bedford do Brasil conta com uma vasta gama de profissionais de diferentes formações, especializados em ajudar sua empresa a se adequar a LGPD.

Contate-nos hoje mesmo para obter mais informações em como sua empresa pode estar em conformidade com a lei de uma forma rápida, efetiva e segura.

Por: Karla Martins de Oliveira, Supervisora de LGPD.

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More