Muitos setores da economia tiveram que paralisar temporariamente o seu funcionamento por causa da pandemia. Inclusive as unidades que cuidam dos atendimentos à programas sociais do governo federal. Tudo para que não aconteçam aglomerações e o contágio da Covid-19.
O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), é o responsável pela inscrição de pessoas de baixa renda no Cadastro Único (CadÚnico), foi um dos afetados pelo isolamento social.
Sendo no momento impossível fazer o atendimento presencial, o CRAS está fechado temporariamente. Foi por esse motivo que a senadora Elizane Gama (Cidadania – AM), sugeriu a implantação do Cadastro Único 100% Digital.
Que teria como manter a continuidade do serviço, com as inscrições online mais seguras e sem o risco de fraudes.
“Caso tivéssemos um cadastro único nacional, em momentos de calamidade pública como o que vivemos, agilizaria a localização do público exato dos auxílios, evitando-se fraudes”, explicou a senadora.
Cerca de 46 milhões de brasileiros estão em situação de vulnerabilidade, considerados pelo governo como “invisíveis”, ou seja, 1/4 da população do país que está fora do alcance do governo.
São pessoas que nem sequer possui conta em banco, não tem acesso regular à Internet ou mesmo uma situação regular na Receita Federal e Justiça Eleitoral. Muitos CPFs suspensos e cancelados, é um dos indicativos para esse quadro preocupante.
Como fazer uma consulta no Castro Único?
São três as opções de consulta ao Cadastro Único (CadÚnico), uma delas é pelo site, outra pelo aplicativo, também tem a opção por telefone.
No site do Ministério da Cidadania, você irá preencher um formulário com as informações pessoais (nome completo, data de nascimento, nome da mãe, município e estado de residência).
No aplicativo Meu CadÚnico, disponível para Android e IOS. Após a instalação, insira o nome completo, data de nascimento, nome do estado e nome da mãe.
Consulta pelo telefone: a ligação é gratuita e só pode ser feita por telefone fixo. Pelo telefone você poderá tirar dúvidas sobre o Cadastro Único e de outros programas sociais do governo. É só ligar para 0800 707 2003.