O cronograma de pagamentos do PIS/Pasep 2020 que era pra ter se iniciado em julho foi adiado, com isso, muitos trabalhadores que aguardavam o recebimento do abono salarial, se questionam sobre a liberação do novo calendário de pagamentos. No entanto, algumas informações precisam ser esclarecidas, sobre quando o mesmo será disponibilizado, bem como pela mudança que haverá nas datas de pagamento.
Devido a dificuldades do governo em fechar as contas no Orçamento de 2021, bem como para ajudar o governo na liberação do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm), o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) em acordo com a Controladoria Geral da União (CGU) publicou a resolução nº 896 que adiou o pagamento do abono salarial ano-base 2020 para o ano que vem.
A resolução publicada pelo Codefat, informa que os pagamentos do PIS/Pasep se iniciarão a partir de janeiro de 2022. O novo calendário, no entanto, ainda não foi definido, pois, a lista de processamento do benefício se encerra no mês de outubro, e possui um prazo de até quatro meses para execução do processo.
Sendo assim, o novo cronograma de pagamentos só poderá ser definido após o processo de apuração de beneficiário. De acordo com informações do Ministério da Cidadania, o novo calendário então deve ser previsto para liberação em janeiro de 2022, com início dos pagamentos no mês de fevereiro.
A novidade, diz respeito que os próximos pagamentos do abono salarial vão ocorrer sempre no primeiro semestre do ano, assim com o cronograma liberado em fevereiro, todos os trabalhadores que terão direito ao PIS/Pasep vão receber até o mês de junho de 2022.
Com o adiamento do abono salarial 2020 para o ano que vem, os trabalhadores poderão ter acesso ao abono salarial também referente ao ano de 2021, tendo em vista que o PIS/Pasep que seria pago em 2022 seria relativo ao exercício deste ano.
Assim, os trabalhadores podem ter acesso ao abono salarial 2020 e 2021 no ano que vem. Vale lembrar que a confirmação do benefício acumulado ainda não foi confirmado pelo governo, sendo necessário aguardar os próximos passos com relação ao PIS/Pasep para definir o recebimento dobrado.
Vale lembrar que para receber o PIS/Pasep será necessário se enquadrar nas exigências de cada ano, onde:
Para ter acesso ao abono salarial ano-base 2020 será necessário se enquadrar nas seguintes exigências:
Já para ter acesso ao abono salarial ano-base 2021 será necessário se enquadrar nas seguintes exigências:
Vale lembrar que o abono salarial é proporcional a quantidade de meses trabalhados no ano-base. Por exemplo, quem trabalhou o ano inteiro em 2020 receberá o valor de um salário mínimo em 2022. Já quem trabalhou apenas um mês receberá 1/12 do salário mínimo, assim como quem trabalhou dois meses receberá 2/12 do salário mínimo e assim sucessivamente.
Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…