Contabilidade

Novo formato de Nota Fiscal pode ser mais vantajoso para o e-commerce com as ferramentas adequadas

Até setembro de 2020, quem fazia um pedido no e-commerce brasileiro sabia que, além do produto em si, receberia alguns papéis dobrados e grudados no pedido.

A obrigatoriedade de enviar a Nota Fiscal impressa causava algumas situações esdrúxulas, como o envelope ser maior do que o produto em si ou ainda a exposição de informações sensíveis, como identificação e valor do item para terceiros.

Do ponto de vista operacional, representava também um processo burocrático e altamente custoso para as lojas virtuais.

Felizmente, esse documento passou a ser substituído por uma simples etiqueta. Agora, com as ferramentas adequadas, é possível economizar tempo e dinheiro para os negócios.

Esse documento é conhecido como Danfe, sigla para Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica. A Nota Técnica 4/2020, publicada pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) autorizou as lojas a utilizarem a versão em etiqueta em vez da impressão em papel, além de reduzir a divulgação de alguns dados – ainda que o valor continue obrigatório.

Essa mudança foi resultado de uma demanda encabeçada pela FecomercioSP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).

A entidade lidera a campanha “Logística sem Papel”, que visa desburocratizar o setor bem como aumentar a eficiência e agilidade de todo o varejo.

A agilidade é, aliás, o principal argumento utilizado em prol da adoção das etiquetas em relação ao papel impresso fixado nos itens. O levantamento da Fecomercio SP indica que uma simples compra no e-commerce pode acarretar a impressão de 16 documentos diferentes.

Num período de um ano, só o trabalho necessário para dar conta dessa burocracia consome cerca de um mês. Ou seja, a empresa “perde” 30 dias para dar conta de todo esse processo, entre imprimir e despachar documentos.

Realmente é um número elevado demais para um setor composto, em sua maioria, de pequenos e médios negócios que precisam sobreviver à instabilidade provocada pela pandemia de covid-19.

Evidentemente, há também o ganho econômico. Se os profissionais do varejo perdiam um mês por ano apenas nas questões burocráticas, a partir do momento em que há mais agilidade, aumenta o ganho de produtividade.

Além disso, a despesa envolvida na impressão de um documento em papel costuma ser bem mais cara do que a de etiqueta.

Estimativas de mercado indicam que a economia chega a 40% – igualmente um número alto demais para ser ignorado pelos empreendedores.

Se há possibilidade de fazer mais gastando muito menos, por que continuar com algo que impacta negativamente a produtividade?

A questão é que a simples troca do Danfe em papel pela etiqueta não traz esses dois benefícios citados.

Os resultados positivos só são alcançados com dois pontos principais:

  1. A utilização de soluções de impressão capazes de gerar esse documento com custo baixo e de forma rápida;
  2. A adaptação da operação da empresa para aproveitar ao máximo os recursos proporcionados por essas ferramentas.

Assim, antes de adotar a etiqueta, torna-se imprescindível analisar como o serviço é realizado no comércio eletrônico e, claro, encontrar os melhores parceiros que oferecem os equipamentos adequados. É possível encontrar até quem disponibilize esse recurso via assinatura, proporcionando maior economia.

Sem essa preocupação, a loja virtual corre o sério risco de ficar só na promessa de economizar tempo e dinheiro.

No atual cenário de aceleração digital provocado pelo avanço do novo coronavírus, a adoção de soluções que prometem desburocratizar processos precisa acompanhar uma tomada de decisão inteligente e planejada.

A tecnologia, por si só, não traz melhores resultados.

Somente quando há uma análise detalhada dos problemas enfrentados pela empresa e dos objetivos a serem alcançados é possível melhorar o desempenho ao encontrar o parceiro ideal e utilizar as ferramentas adequadas.

Por: Rodrigo Reis, Diretor comercial e sócio na Reis Office, empresa de soluções para impressão, digitalização, transmissão e armazenamento de documentos.

Sobre a Reis Office

Sempre orientada pela tecnologia e evoluindo junto ao mercado, a Reis Office acompanha o desenvolvimento do mercado de impressão desde que foi fundada, em 1984. A empresa tem como missão imprimir soluções e sempre levar as melhores inovações de outsourcing para seus clientes por meio de uma equipe qualificada e bem treinada. Líder em soluções completas para impressão, digitalização, transmissão e armazenamento de documentos, a companhia atua em parceria com grandes marcas como Brother, Canon, Epson, Kyocera, OKI, Olivetti, Menno e Pantum. Além de trabalhar somente com produtos de alta qualidade, a Reis Office também conta com as certificações ISO 14001, que estabelece diretrizes sobre gestão ambiental, e ISO 9001, que define padrão de qualidade e sistemas em geral.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Se você precisa de Prática Contábil, clique aqui e entenda como aprender tudo isso e se tornar um verdadeiro profissional contábil.

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

4 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

5 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

6 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

8 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

9 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

9 horas ago