Os golpes aplicados por indivíduos se passando por órgãos públicos não é novidade, porém eles se renovam a cada dia! A Receita Federal descobriu mais um novo golpe, esse golpe é feito pelo correio através de uma carta (falsa) em nome da receita, exigindo que o contribuinte quite o IOF para receber o saldo de empréstimos em instituições financeiras.
O que é o IOF
O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) é um imposto federal pago por pessoas físicas, jurídicas, por bancos e seguradoras em todas as operações financeiras, a exemplo de crédito, contratação de seguros e investimentos, câmbio, operações e títulos de valores, etc.
Entenda o golpe
Quando as vítimas negociam um financiamento ou um empréstimo com alguma instituição financeira, posteriormente recebe uma carta falsa em nome da Receita Federal pedindo o pagamento do IOF para o desbloqueio do financiamento ou do crédito.
A carta contém dados bancários e até mesmo uma assinatura (falsificada), no entanto, a Receita Federal não disponibiliza dados bancários destinados ao recolhimento de tributos federais por transferência ou depósito
O IOF dispõe de um documento exclusivo para o recolhimento do tributo, o Documento de Arrecadação de Receitas Federais ou apenas Darf, a cobrança e arrecadação do IOF são ambas feitas apenas pela instituição financeira responsável pela concessão do crédito
Aviso importante!
As cartas enviadas pelos golpistas geralmente não tem a mesma maestria que as da Receita Federal, é importante então ter grande a sua leitura para encontrar erros de português, orientações “estranhas” e informações confusas ou incorretas. Caso encontre um ou mais desses detalhes em cartas/documentos fique atento, pois é um forte indício de falsidade do documento.
Caso passe por uma situação semelhante, faça uma denúncia online na Ouvidoria do Ministério da Economia aqui.