News Yahoo

Novo REFIS para MEIs e empresas do Simples Nacional é aprovado na Câmara

O Novo Refis aprovado na ontem, quinta-feira (16),  é direcionado para que microempresas (ME), empresas de pequeno porte (EPP) e Microempreendedores Individuais (MEI) possam negociar seus débitos.

Após muita discussão na Câmara dos Deputados e no Senado Federal, o Novo Refis para as empresas do Simples Nacional e para os MEIs foi aprovado na Câmara, agora o texto seguirá para sanção presidencial.

Com negociação de dívidas com descontos de até 90% sobre multas e juros e de até 100% nos encargos legais, o Novo Refis foi aprovado na Câmara, e se for sancionado, ele ajudará diversos empreendedores.

O projeto recebeu o nome de Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no Âmbito do Simples Nacional (Relp).

A votação

O projeto do Novo Refis para as empresas do Simples Nacional e para os MEIs começou a tramitar em regime de urgência na segunda-feira, dia 13 de dezembro.

Esse programa de parcelamento de débitos foi nomeado como Relp (Reescalonamento do Pagamento de Débitos no Âmbito do Simples Nacional) por conta do público-alvo do programa.

O projeto que prevê o parcelamento de débitos tributários para as empresas do Simples Nacional e MEIs foi votado na Câmara dos Deputados no dia 16 de dezembro (quinta-feira).

A aprovação foi quase unânime entre os deputados, sendo 382 votos a favor e 10 votos contra. Agora o texto seguirá para sanção do presidente Jair Messias Bolsonaro, pois ele já foi aprovado no Senado Federal.

Os efeitos do Novo Refis

O Novo Refis para empresas do Simples Nacional (ou Relp) se for sancionado, ajudará milhões de pequenos empreendimentos que foram os que mais sofreram com os impactos da pandemia.

Durante a pandemia muitas empresas fecharam as portas por não conseguirem se manter perante a grande queda de receita que aconteceu. 

As empresas maiores por possuírem mais recursos conseguiram absorver melhor os impactos da pandemia (mas também foram prejudicadas).

Agora os MEIs, Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, foram os empreendimentos mais abalados pela crise econômica trazida pela pandemia de Covid-19.

Então, sem dúvidas um programa que forneça descontos e condições especiais para que essas pequenas empresas regularizem seus débitos é um ponto positivo para a economia.

As condições

O projeto do Novo Refis que foi aprovado na Câmara dos Deputados permite a redução de até 90% das multas e juros de multas e juros sobre tributos atrasados, e 100% de descontos de outros encargos legais para MEIs e para as empresas do Simples Nacional.

Matheus Vinicius Ribeiro

Estudante de Ciências Contábeis com experiência na escrita de artigos para blogs e sites, atualmente desempenha a função de redator no Jornal Contábil.

Recent Posts

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

46 minutos ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

11 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

12 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

13 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

15 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

16 horas ago