Chamadas

Refis: prazo para pagamento de dívidas pode aumentar para 15 anos

O Refis é um programa que permite que empresas possam negociar os seus débitos com condições especiais. Por conta dos impactos da pandemia a reabertura deste programa está sendo solicitada pela população e o projeto conhecido como “Novo Refis” está na Câmara.

O relator do Novo Refis na Câmara dos Deputados é o deputado federal André Fufuca (PP-MA), ele já antecipou que proporá a ampliação do prazo de pagamento das dívidas de 12 anos (144 meses) para 15 anos (180 meses) e democratizar a regra de acesso para todas as empresas.

Acompanhe os próximos tópicos e entenda melhor como funcionará a proposta para mudanças no Novo Refis, do relator do projeto na Câmara, o deputado federal André Fufuca. Fique informado!

O andamento do Novo Refis

O projeto de reabertura do Refis, por conta dos impactos causados pela pandemia, que beneficiará pessoas físicas e jurídicas, ficou conhecido como Novo Refis. O projeto do Novo Refis já foi aprovado no Senado e aguarda votação na Câmara dos Deputados.

Representantes de diversas empresas estão cobrando o governo para que o Novo Refis seja aprovado. Os empresários estão incomodados com a demora para aprovação do Novo Refis.

No Ministério da Economia, há uma rejeição aos diversos Refis que já foram apresentados durante os últimos 20 anos. Porém, por conta da pandemia, a equipe econômica cedeu a reabertura do Refis, se estivesse relacionado às dificuldades ligadas à crise sanitária.

As mudanças no Novo Refis

A proposta do Novo Refis já foi aprovada no Senado, mas aguarda aprovação na Câmara. O relator da proposta na Câmara dos Deputados pretende aumentar o prazo para negociação das dívidas de 12 anos (144 meses) para 15 anos (180 meses).

O relator também quer que as regras sejam iguais para todas as empresas, inclusive a parcela da dívida que as companhias têm de pagar para aderir ao Refis, um tipo de valor de entrada.

O relator, que é o presidente nacional do Partido Progressistas (PP), informou ao Estadão que pretende protocolar em breve o seu parecer.

A expectativa do deputado André Fufuca é que o projeto seja votado na rapidamente, e como haverá mudanças, o projeto terá que retornar ao Senado para uma nova votação.

Enquanto isso, todos seguem na expectativa para aprovação do Refis.

Agora é só aguardar para ver quais mudanças serão aprovadas e quando será aprovado o projeto do Novo Refis, as empresas aguardam ansiosamente para que o Novo Refis seja aprovado o mais breve possível.

Matheus Vinicius Ribeiro

Estudante de Ciências Contábeis com experiência na escrita de artigos para blogs e sites, atualmente desempenha a função de redator no Jornal Contábil.

Recent Posts

INSS: confira o calendário de pagamentos de fevereiro

Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…

31 minutos ago

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

11 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

12 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

13 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

15 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

16 horas ago