Desde o dia 1º de março, os estados brasileiros já estão podendo emitir a nova carteira de identidade nacional, apelidada de RG digital. O novo documento veio para modernizar o processo de emissão do RG considerado defasado para os dias atuais.
O novo RG digital terá o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como número de identificação, além disso, o documento também contará com QR code no verso para identificação online e offline.
O modelo atual da Carteira de Identidade é considerado inseguro e defasado, tendo o fato que cada estado emite o documento com um número de identificação diferente.
Sendo assim, um cidadão que tira a primeira via em um estado e solicita a emissão da segunda via em outro estado passa a ter dois números de RG diferente, ao ponto de que em prática, cada cidadão consegue ter 27 números de RG diferentes em todo país.
Logo, o principal objetivo do novo modelo do RG é trazer mais segurança por meio de uma numeração única em todo país, que no caso do novo documento será identificado através dos nove dígitos do CPF.
Outra vantagem é que com a modernização do documento, os cidadãos poderão optar por ter tanto a versão física do documento em papel quanto a versão online, que pode ser acessada diretamente pelo celular.
Por fim, o novo documento também contará com o código MRZ ( Machine Readable Zone), o mesmo código que já existe nos passaportes, dando mais segurança e permitindo o uso apenas do RG para algumas viagens internacionais.
Apesar dos estados já estarem autorizados a emitir o novo RG digital, os brasileiros não precisam ter pressa quanto a troca do documento, tendo em vista que o modelo atual ainda terá validade da seguinte forma:
Sendo assim, como podem observar na informação anterior, os cidadãos adultos terão o prazo de 10 anos ainda para utilizarem o RG atual, assim, o novo documento será obrigatório para este público apenas em 2032.
A emissão do RG digital já é permitida desde o primeiro dia de março, contudo, diversos órgãos de identificação dos estados ainda estão em processo de adaptação para a emissão do novo documento.
O prazo máximo estipulado pelo governo para que os órgãos de identificação estejam aptos à emissão do novo documento vai até 6 de março de 2023.
Sendo assim, até esse período de março do ano que vem, o cidadão que queira emitir o novo RG deverá se encaminhar a um órgão de identificação do seu município como o Poupa Tempo ou Expresso Cidadão e perguntar se já estão emitindo o novo documento.
Caso o órgão já esteja emitindo o documento, o cidadão deverá apresentar a Certidão de Nascimento ou a Certidão de Casamento para a emissão do novo RG.
Assim que o documento for emitido, o cidadão será informado para buscar o novo RG que será entregue em formato físico e também será liberado acesso ao documento na versão digital.
Para acessar o documento na versão digital o cidadão deverá acessar a plataforma gov.br ou ainda baixar o aplicativo gov.br em seu celular para visualizar a versão online digital que também será aceita da mesma forma que a versão em papel.
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