O Registro Geral mais conhecido como RG foi alterado pelo Governo Federal, que criou uma nova versão do documento. O novo RG permitirá a validação offline da Carteira de Identidade, sendo que a partir de agora o CPF será o único número de identificação do documento.
O novo RG será emitido em duas versões: física e digital, com o mesmo layout e segurança. Será emitida em um modelo único e com validade para o território nacional.
O novo modelo vai unificar possíveis números de registro que existam em cada um dos 27 estados da Federação, o que vai impedir identidades com numerações diferentes. A versão digital do documento e a validação dos dados do cidadão para a emissão do documento será feita pelo GOV.BR.
O RG ganhou um novo nome, passando a se chamar CIN (Carteira de Identidade Nacional). Diversos estados já começaram a emitir a Carteira. Para outros será necessário aguardar até o mês de novembro para conseguir emitir o novo documento.
Prazo para emitir o novo RG
Antes que você se desespere e queira correr para emitir a nova Carteira de Identidade, fique ligado, o novo prazo para emissão do RG vai até 2032.
Confira os prazos:
0 a 12 anos: validade de 5 anos;
12 a 60 anos incompletos: validade de 10 anos;
A partir de 60 anos: validade indeterminada.
Quais os Estados que já estão emitindo o documento?
Até o momento, existem 11 estados que já estão aptos para emitir o novo RG, sendo eles:
- Acre;
- Alagoas;
- Goiás;
- Mato Grosso;
- Minas Gerais;
- Pernambuco;
- Piauí;
- Paraná;
- Rio de Janeiro;
- Rio Grande do Sul;
- Santa Catarina.
A troca da identidade antiga pela nova CIN é gratuita, assim como as renovações.
Documentos necessários para emitir a CIN:
- Certidão de casamento ou nascimento;
- Documento oficial com foto;
- CPF regularizado.
Leia Também: Governo Antecipa 13º Salário De Aposentados E Pensionistas
O novo RG substitui passaporte?
Não. A CIN poderá ser usada em viagens internacionais somente para os locais em que o Brasil possuir acordo internacional, como os países do Mercosul. Para os demais países, ainda é necessário a apresentação do passaporte.