Imagem por @jcomp / freepik - divulgação / TSE / editado por Jornal Contábil
Os brasileiros de todos os estados do país contam agora com o novo modelo da Carteira de Identidade Nacional, apelidada de novo RG Digital.
O novo RG digital será o documento oficial dos brasileiros, logo, os cidadãos de todo país precisam tomar conhecimento sobre o novo documento, como o que muda, os prazos para emissão e onde emitir o seu.
Para o Governo Federal a mudança do atual modelo da Carteira de Identidade para o novo RG digital era inevitável tendo em vista que o objetivo da mudança além de trazer mais modernidade é deixar o documento mais seguro contra golpes e fraudes.
Para o governo, um dos principais pontos que fazem com que seja necessário a troca da atual Carteira de Identidade para o novo RG é devido a unificação do RG com o CPF, que será o número oficial do documento.
Isso porque, atualmente o cidadão que tira a primeira via do RG em um estado e solicita uma segunda via em outro, terá um número de RG no estado de origem e outro onde pediu a segunda via.
Acontece que cada estado cria seu próprio número de RG, logo, na prática, o cidadão que pedir uma nova via em cada estado consegue ter até 27 números de RG diferentes.
Agora com a unificação do RG onde o número do próprio documento será o CPF (Cadastro de Pessoa Física), o governo conseguirá acabar com esse documento.
Apesar de já estar valendo, o prazo para os brasileiros trocarem o documento é extenso e todo cidadão terá tempo de sobra para pedir o novo RG, confira:
A emissão do novo RG digital já pode ser feita em todo o país, contudo, como a mudança é recente o governo deu o prazo até março de 2023 para os institutos de identificação se adaptarem às mudanças.
Sendo assim, até março de 2023 o cidadão que quiser tirar o RG deve se dirigir a uma unidade do Expresso Cidadão ou Poupa Tempo e perguntar se já estão emitindo o novo documento.
Caso estejam emitindo o novo RG, basta levar a certidão de nascimento ou casamento para ser efetuado o pedido que será emitido totalmente de graça.
O novo documento terá duas versões, uma em papel de segurança e outra em versão digital que será acessada pela plataforma gov.br do governo federal.
O governo federal informou que o novo RG não substitui nenhum tipo de documento que está em vigor, apenas a própria carteira de identidade atual.
O novo RG digital terá:
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…