Empresas do grupo:

Início » Novo RG: prazo encerra hoje (11) para os estados se adequarem. Veja!

Novo RG: prazo encerra hoje (11) para os estados se adequarem. Veja!

por Ana Luzia Rodrigues
3 minutos ler

O prazo para que os estados e o Distrito Federal comecem a emitir a nova Carteira Nacional de Identidade termina hoje, dia 11 de janeiro.

O primeiro prazo estabelecido se encerrava no dia 6 de dezembro, mas ele foi prorrogado a pedido dos estados, que alegaram precisar de mais tempo para se adequar à mudança e  passar a emitir o novo documento. Até agora, de acordo com o Ministério da Gestão e Inovação, emitiram 2 milhões de novas carteiras de identidade.

O Cadastro de Pessoas Físicas agora unifica o registro geral (RG) em todas as unidades federativas. Até o momento faltavam 14 estados estarem de acordo com a nova situação e passem a emitir a nova identidade.

Em maio, o governo revelou que a nova carteira de identidade traz duas alterações em relação às regras estabelecidas durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O novo documento não incluirá o campo “sexo” e não fará distinção entre “nome” e “nome social”.

A antiga carteira de identidade ainda é válida, mas os documentos nos modelos antigos só serão válidos até 28 de fevereiro de 2032.

Leia também: Nova Identidade: RG Antigo Vai Deixar De Ser Válido?

O que muda com a nova identidade?

A Carteira de Identidade Nacional, que segue a Lei nº 14.534/2023 sancionada pelo presidente Lula, estabelece o CPF como o único número necessário para identificar um cidadão nos bancos de dados de serviços públicos.

Anteriormente, cada cidadão poderia ter até 27 RGs diferentes, um para cada unidade federativa. Com a nova identidade, o brasileiro passará a usar apenas o CPF como número de identificação.

A implementação da nova identidade reduz a probabilidade de fraudes, pois antes era possível que a mesma pessoa tivesse um número de RG por estado, além do CPF.

Com a Carteira de Identidade Nacional, o cidadão passará a ter apenas um número de identificação.

A nova carteira também inclui um QR Code, que permite verificar a autenticidade do documento e saber se foi roubado ou perdido, por meio de qualquer smartphone.

Além disso, possui um código de padrão internacional chamado MRZ, o mesmo utilizado em passaportes, tornando-o também um documento de viagem.

Leia também: Novo RG Digital: Como Fazer A Nova Carteira De Identidade

Quanto custa a nova identidade?

O RG deve ser gradualmente descontinuado nos cadastros, de acordo com o governo. Para obter a nova identidade, os cidadãos devem procurar a Secretaria de Segurança Pública do estado onde desejam atendimento

A primeira emissão e as renovações, tanto em papel quanto em formato digital pelo aplicativo GOV.BR, são gratuitas, conforme a Lei 7.116/83. No entanto, na segunda via cobra-se uma taxa que vai variar de estado para estado.

Além disso, se o cidadão optar pela versão em policarbonato (plástico), haverá uma cobrança adicional pelo estado emissor.

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More