Chamadas

Novo RG será obrigatório no país. Veja as regras

O Governo Federal lançou em março de 2022 a Carteira de Identidade Nacional (CIN), também chamada de novo RG. O brasileiro precisa ficar atento às mudanças que vão acontecer.

Até o momento, somente alguns estados estão emitindo o novo RG:

  • Rio Grande do Sul;
  • Acre;
  • Goiás; Paraná;
  • e Minas Gerais.

Rio Grande do Sul;

Acre;

Goiás; Paraná;

e Minas Gerais. 

Os demais estados deverão se adaptar às novas medidas até março de 2023.

O novo RG será obrigatório em todo o país

A partir de 2032, o novo RG será obrigatório em todo o país, deixando de valer a versão antiga. Deverá acontecer uma troca gradual do documento, sendo feita de uma forma tranquila para que as pessoas possam regularizar o documento quando o antigo perder a validade.

De acordo com o governo, há uma exceção dessa obrigação. Quem tiver mais de 60 anos de idade ou mais não precisarão atualizar o documento. A versão antiga continuará sendo aceita como válida, sem prazo para expirar.

Como tirar o novo RG (CIN)

Para que você possa tirar o novo RG, será preciso ir as unidades de segurança e institutos de identificação (mesmos locais onde eram feitas as versões antigas). Ao chegar na unidade, você deverá apresentar a sua certidão de nascimento ou casamento. Serão aceitos os documentos impressos ou digitais.

Mas você só poderá ter acesso ao novo documento se o seu CPF estiver regularizado. Isso porque o CPF passará a ser o único número de identificação.

Em casos que o CPF não esteja regularizado, basta ir a um representante dos Correios ou fazer a regularização pelo site da Receita Federal.

Quem ainda não possui as digitais registradas no sistema do governo precisará passar pelo processo de biometria. As pessoas que atualizaram o título de eleitor já estão cadastrados. Você não precisará pagar nenhuma taxa para emitir o novo RG.

Veja as mudanças que vão acontecer

Em relação ao modelo antigo, a nova versão do RG contará com diversas modificações. Confira:

Unificação com o CPF

O CPF passará a ser utilizado como o número de identidade. A unificação se deve ao fato de o CPF ser um sistema federal e mais seguro. Antes você tinha que ter o número de CPF e também o Registro Geral (RG). Isso na prática, fazia a pessoa ter 27 documentos diferentes, facilitando fraudes.

Validade do documento

O documento de identidade passará a ter validade, conforme padrões internacionais. O prazo será de acordo com a idade da pessoa. 

  • 0 a 12 anos: validade pelo período de cinco anos;
  • 12 a 60 anos: validade pelo período de dez anos;
  • A partir de 60 anos: validade por tempo indeterminado.

QR Code e documento digital

A Carteira de Identidade Nacional (CIN) também terá uma versão digital, semelhante ao que ocorre com a Carteira Digital de Trânsito (disponível para Android e iOS). Isso será possível graças à presença de um QR Code. Além de dar segurança, a ferramenta permite a versão por app.

Código MRZ e outros itens de segurança

Vai estar incluído no novo RG, o código MRZ (Machine Readable Zone) estará incluído no novo RG. Que já é utilizada em documentos de passaporte. O RG também contará com outros recursos de segurança como marcas d’água.

O MRZ (Machine Readable Zone ou Zona Legível por Máquina) é um código presente em uma área específica em diversos documentos de identificação e contém dados pessoais do titular que só podem ser lidos por uma máquina.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

DeepSeek: Entenda a disputa tecnológica entre a China e os EUA

As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…

29 minutos ago

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

8 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

13 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

15 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

21 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

21 horas ago