O novo modelo da do RG, agora chamado de Carteira de Identidade Nacional (CIN), entrou em vigor em março deste ano e está cheio de novidades.
Dentre as novidades do documento está o fim da numeração própria, isso porque, a partir do novo modelo implementado, a numeração do novo RG será composta pelos 11 dígitos do CPF.
A mudança vem para simplificar a utilização do documento e combater um dos maiores problemas relacionados a fraudes de documentos.
A título de curiosidade, no modelo antigo, que muito provavelmente você tem em mãos, cada Estado é responsável pela emissão do documento.
Dessa maneira, cada Estado liberava o documento com uma numeração específica, ou seja, uma pessoa que tirasse a primeira via em Minas Gerais, se mudasse para São Paulo e pedisse uma segunda via, teria uma numeração diferente.
Resumidamente falando, ao final, os brasileiros podiam ter até 27 números de RG diferentes, caso solicitasse uma nova via em cada Estado do país.
Antes de explicarmos como tirar o novo documento, é necessário esclarecer que, mesmo estando em vigor desde março, os órgãos de identificação dos Estados possuem um prazo até março do ano que vem para adequação e emissão do novo documento.
Dessa maneira, no atual momento, diversos Estados ainda estão implementando os ajustes necessários para ser possível tirar o novo documento.
Sendo assim, até o momento somente Goiás, Acre, Minas Gerais e Paraná já estão emitindo o novo modelo do documento, contudo, a emissão inicialmente começou apenas nas capitais.
Para emitir o novo RG é simples, basta comparecer a alguma unidade de atendimento ao cidadão como o Expresso Cidadão e Poupa-tempo e apresentar a Certidão de Nascimento ou Casamento.
Vale lembrar que o novo RG usará os dígitos do CPF como número de identificação, dessa maneira, caso o cidadão não tenha CPF, a própria unidade também emitirá o documento.
O novo modelo do RG será obrigatório para todos os cidadãos, no entanto, o cidadão não deve se apressar para emitir o documento, afinal, o novo modelo começará a ser cobrado somente daqui a 10 anos, em 2032.
Por fim, o novo modelo do RG terá prazo de validade definido da seguinte forma:
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…