Além de evitar aglomerações, um motivo importante pelo qual a Caixa vai limitar o saque do FGTS, é para evitar a escassez de dinheiro. Isso se deve porque os pagamentos do Auxílio Emergencial, causaram a escassez de cédulas na economia. Por isso, o Banco Central do Brasil, precisou solicitar que a Casa da Moeda, imprimisse parte da produção de cédulas, que iria acontecer no decorrer de 2020.
Por esse motivo, a Caixa, vai limitar o saque do FGTS, em virtude dos crescentes casos de COVID-19 na população brasileira, a fim de, evitar as filas nas agências do banco, também, para evitar a escassez de dinheiro. Os trabalhadores beneficiários do saque do FGTS emergencial, vão ter, que esperar alguns dias para poder retirar o dinheiro em espécie. Será possível, usar o valor para pagar boletos, e fazer compras com o débito virtual.
Embora, muitos trabalhadores precisem esperar o prazo, para poder sacar, é fundamental que o banco tome essa medida para evitar o contágio do COVID-19 nas filas. Até, para os funcionários do banco, as aglomerações representam risco. Lembrando, que atualmente o Brasil, é o segundo país do mundo com mais casos do coronavírus, com mais de 739 mil casos acumulados no momento desta postagem.
A Medida Provisória 946, estabelece o saque do FGTS emergencial devido ao estado de calamidade pública em função da pandemia, que vai de 15 de junho à 31 de dezembro. O valor do saque do FGTS é de até um salário mínimo vigente, ou seja, R$ 1045 por trabalhador. Os beneficiários receberão o saque do FGTS emergencial de acordo com a sua data de nascimento, e o calendário deve ser divulgado em breve pelo Ministério da Cidadania.
Assim como para os beneficiários do Auxílio Emergencial, os brasileiros aptos a receberam o FGTS e que não possuem uma conta para depósito terão uma Conta Poupança Social da Caixa (Caixa Tem), aberta automaticamente. Com essa conta é possível movimentar o dinheiro, fazer pagamento e transferir para outros bancos.
Os trabalhadores elegíveis para fazer o saque emergencial do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) vão receber o valor de até R$ 1.045 em contas digitais da Caixa. Esta é uma informação confirmada pela própria Caixa Econômica Federal.
Dessa forma a Caixa pretende reduzir o número de pessoas indo até as agências bancárias, além de garantir que o dinheiro do Fundo de Garantia (FGTS) chegue integralmente aos trabalhadores.
É comum não saber como consultar o saldo no FGTS, então nós descomplicamos isso para você.
Primeira opção: site da Caixa
Segunda opção: aplicativo do FGTS
Em dezembro de 2024 foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) a autorização para…
Os aposentados, pensionistas e titulares de benefícios de prestação continuada (BPC), podem comemorar, a partir…
Será que realmente vale a pena deixar de pagar os impostos? Muitos empreendedores e até…
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) anunciou a liberação do cartão Meu INSS Vale+,…
O salário-maternidade também é devido à segurada da Previdência Social que sofre aborto não criminoso,…
O eSocial está sempre em atualização e neste ano de 2025 não será diferente. Há…