Imagem por @gustavomellossa / freepik
O ministro da Economia, Paulo Guedes, revelou que o governo federal vai liberar uma nova rodada de saques do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). A nova rodada de saques terá o objetivo de apoiar a população que está repleta de dívidas, podendo quitá-las por meio do saldo que possuem nas contas do Fundo de Garantia.
A nova modalidade foi anunciada por Guedes no dia 22 de fevereiro, e segundo o ministro levaria um tempo de até 20 dias para ser formalizada e publicada através de uma Medida Provisória (MP), que será assinada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro.
A nova rodada de saques do FGTS será liberada para todos os trabalhadores brasileiros que possuam saldo nas contas do Fundo de Garantia. Segundo técnicos do ministério da Economia, ainda não foi definido qual será o valor máximo que os trabalhadores poderão sacar, mas a expectativa é de que seja algo em torno de R$ 1 mil.
Os saques serão liberados através de um calendário de pagamentos que deve ser definido por ordem do mês de aniversário, assim como funciona com o pagamento de outros benefícios como o PIS/Pasep.
Para Guedes é extremamente importante liberar uma nova rodada de saques, tendo em vista que a população está com dívidas em atraso e possuem saldo nas contas do FGTS que acabam não podendo ser utilizados devido às regras do programa.
Vale lembrar que o FGTS, apesar de ser direito dos trabalhadores, só pode ser sacado em algumas situações, onde, dentre as mais comuns temos o saque em caso de demissão sem justa causa, por aposentadoria, ou ainda para utilizar o valor para dar entrada em um imóvel.
Como a nova rodada de saques será liberada para todos os trabalhadores que possuem saldo nas contas do FGTS, basta consultar o Fundo de Garantia para ver se poderá participar ou não da nova liberação.
O processo de consulta é super simples e pode ser feito diretamente pela internet, através do aplicativo de celular FGTS, disponível para celulares.
Confira como consultar o saldo no aplicativo FGTS:
Não! O saque dos valores será permitido para todos os trabalhadores, contudo, o resgate será opcional e quem não quiser realizar o saque basta não realizar nenhuma operação que o dinheiro voltará para as contas do fundo.
Conheça todos os motivos que permitem o saque do FGTS aos trabalhadores:
Existem muitas dúvidas dos trabalhadores sobre alguns adicionais, um deles é o adicional de periculosidades.…
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…