Empresas do grupo:

Início » FGTS, governo vai liberar novo saque para 40 milhões de trabalhadores

FGTS, governo vai liberar novo saque para 40 milhões de trabalhadores

por Ricardo
2 minutos ler
Imagem por @Rhjphotoandilustration / freepik

O Governo Federal planeja liberar uma nova rodada de saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que poderá beneficiar até 40 milhões de trabalhadores em todo país, segundo informações divulgadas pela Folha de S. Paulo.

Durante evento do banco BTG Pactual nesta última terça-feira (22), o Ministro da Economia, Paulo Guedes, já havia afirmado que o governo está em busca de uma maneira de flexibilizar o saque dos recursos do FGTS até o final do ano.

Há várias iniciativas que podemos ter até o fim do ano que devem ajudar a economia a crescer. Podemos mobilizar recursos do FGTS também, porque são fundos privados” disse o ministro.

“São pessoas que têm recursos lá e que estão passando por dificuldades. Às vezes o cara está devendo dinheiro no banco e está credor no FGTS. Por que não pode sacar essa conta e liquidar a dívida dele do outro lado?”, questionou Guedes.

Novo saque do FGTS

A nova modalidade de saques será destinada aos trabalhadores que possuem saldo nas contas vinculadas ao FGTS, no entanto, ainda não há definições de quanto será o valor disponível para saque, contudo, a expectativa é que os saques sejam de pelo menos R$ 500 a R$ 1.000.

O novo saque do FGTS ainda está em análise por parte do governo e as definições quanto aos limites de saque dependerá da disponibilidade financeira do fundo de modo que a nova rodada não desestabilize as reservas do programa.

Ainda quanto à liberação da nova rodada de saques, integrantes da equipe econômica do governo esperam que a nova rodada de saques seja anunciada em até 20 dias.

A modalidade será disponibilizada por uma Medida Provisória (MP) que será editada pelo presidente, Jair Bolsonaro, autorizando o saque dos recursos pelos trabalhadores.

Se confirmada a nova rodada, será a terceira vez que o governo Bolsonaro autoriza saques extraordinários dos recursos do FGTS.

Vale lembrar que esta será a terceira vez em que o governo do presidente Jair Bolsonaro libera saques do FGTS aos trabalhadores.

A primeira vez ocorreu com o chamado saque imediato do FGTS em 2019. Já em 2020 foi disponibilizado o saque emergencial do FGTS, em decorrência da pandemia da Covid-19.

Você também pode gostar

This website uses cookies to improve your experience. We'll assume you're ok with this, but you can opt-out if you wish. Accept Read More