Foto: Ascom
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, em 2020, a frota brasileira de veículos foi de aproximadamente 107.948.371. Sabendo que a população brasileira é de cerca 213,3 milhões de habitantes, percebemos que o trânsito está cada dia mais difícil de ser enfrentado. Os motoristas precisam estar atentos a cada detalhe e prontos para tomar decisões em um curto período de tempo, pois grande parte dos acidentes acontecem por um simples vacilo. Esses deslizes também são os responsáveis pelas multas de trânsito e pontuação na CNH.
Acompanhe o artigo e veja quais são as alterações do Código Brasileiro de Trânsito.
A lei n.º14.071/20, que começou a vigorar no dia 12 de abril de 2021, determina mudanças consideráveis no Código de Trânsito Brasileiro, podemos citar o novo limite de pontos da Carteira Nacional de Habilitação e o aumento da validade da CNH, como algumas das principais.
A lei determina o limite de 40 pontos para a nova pontuação na CNH.
O motorista poderá chegar na pontuação máxima se não cometer nenhuma infração de natureza gravíssima. Em casos de infração gravíssima, a pontuação máxima é diminuída para 30 pontos, se houver mais de uma infração desse mesmo grau, o limite cai para 20 pontos.
Acompanhe a seguir, quais são as novas pontuações:
Conforme o que foi apresentado, os condutores que atingirem a pontuação máxima, só sofrerão a suspensão do direito de dirigir se forem punidos por duas vezes ou mais por infração de natureza gravíssima.
Os pontos que estavam na CNH permanecem, mas os motoristas que estiverem com o documento regular, independente da pontuação (máxima de 19 pontos) entraram na nova lei com limite maior de pontos.
A multa por infração gravíssima custa R$293,47 e gera sete pontos na CNH do condutor.
De acordo o texto aprovado pelo Parlamento, os condutores profissionais só sofrerão suspensão na CNH quando alcançarem os 40 pontos, independente do grau das infrações, cometidas no prazo de 12 meses.
É importante esclarecer, que a suspensão da carteira de motorista afeta de forma mais intensa esse grupo de pessoas, pois elas precisam da CNH para trabalhar e garantir a sua própria subsistência e da sua família.
A recente reforma tributária no Brasil introduziu mudanças significativas no sistema de arrecadação fiscal, impactando…
Quem tem a intenção de participar do Exame de Suficiência da CFC deve estar atento,…
Foi publicada na última sexta-feira, dia 7, no Diário Oficial da União, a Instrução Normativa…
A recente aprovação do projeto que adapta o Estado da Micro e Pequena Empresa à…
Uma escalada nos preços do etanol tem marcado o início de 2024, impactando diretamente o…
Existem muitas dúvidas dos trabalhadores sobre alguns adicionais, um deles é o adicional de periculosidades.…