Os novos segurados do INSS que começaram a receber benefício após maio deste ano terão direito ao 13º salário a partir de novembro. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informa que os valores serão proporcionais, de acordo com a quantidade de meses em que o segurado passou a receber a aposentadoria, pensão ou auxílio. O valor será liberado em cota única.
Você poderá fazer uma consulta para saber quanto irá receber por meio do aplicativo ou site Meu INSS. No entanto, esta consulta só poderá ser realizada em novembro.
Os depósitos começarão a ser realizados para esses beneficiários a partir do dia 24 de novembro e seguirá até o dia 7 de de dezembro. Primeiro vão receber quem ganha 1 salário mínimo (R$ 1.212). Os que têm direito a valores acima do piso nacional, o INSS pagará a partir de 1° de dezembro.
Esses segurados a partir do ano que vem passarão a receber o 13º salário juntamente com os demais aposentados e pensionistas, já que quem recebe auxílio por incapacidade temporária (auxílio-doença), o pagamento segue sendo feito de forma proporcional.
Podem receber o 13º salário do INSS os aposentados, pensionistas e quem recebe auxílios. Porém, quem tem direito ao BPC (Benefício de Prestação Continuada) e Renda Mensal Vitalícia não recebem o 13°.
Vão poder conferir as datas e os valores dos benefícios antes do pagamento, os segurados que usam o aplicativo Meu INSS ou site meu.inss.gov.br. Neste caso, será preciso fazer um cadastro e senha. Tanto o site quanto o aplicativo oferecem informações como extrato de pagamento do benefício e a margem para o crédito consignado.
Em 2022, o INSS antecipou o pagamento do 13º salário para os meses de abril e maio, da mesma forma como aconteceu em 2020 e 2021. Vão ter direito ao 13º, 31,6 milhões de beneficiários do INSS. Atualmente recebem benefícios 36 milhões de brasileiros, no entanto, nem todos têm direito à gratificação natalina.
Pagamentos para quem ganha um salário mínimo:
Pagamentos para quem ganha acima de um salário:
Para você saber o valor que vai receber do 13º salário, basta pegar o valor do benefício e dividir por 12 (12 meses do ano) e em seguida multiplicar pela quantidade de meses que terá acesso ao benefício em 2022.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…