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Nubank e PickPay explicam “sumiço” de dinheiro do Auxílio Emergencial nas contas

O que acontece quando você precisa muito de um dinheiro e de repente, ele some. Simplesmente o auxílio de R$ 600 desparece de um banco digital e você fica sem saber o que fazer.

Clientes das contas digitais do Nubank e PickPay estão reclamando desde terça-feira (7) que o dinheiro do Auxílio Emergencial de suas contas simplesmente despareceram. Mas, ele não sumiu ou despareceu, ele retornou para a Caixa Econômica Federal.

A Caixa notificou o Nubank para saber o motivo de pagamentos de boletos com duplicidade e pediu que fizesse um estorno dos valores. Parece que esse pedido não é nada demais, é praxe segundo o mercado.

Os créditos dos boletos gerados pelos clientes da fintech haviam sido feitos a maior. Ou seja, aqueles que depositaram R$ 100 acabaram tendo R$ 200 reais creditados na conta e assim por diante.

O Nubank afirmou que assim que percebeu o problema devolveu o dinheiro aos clientes. E explicou em nota:

“Entre 15 de abril e 10 de junho de 2020, parte dos clientes do Nubank que realizou o pagamento de boletos por meio da Caixa Econômica Federal recebeu em sua conta digital uma quantia superior ao valor correto. O erro ocorreu devido a uma falha sistêmica da própria Caixa”.

Para o Vice-presidente de Tecnologia e Digital da Caixa, Claúdio Salituro, disse que não há como sumir dinheiro de uma conta corrente de banco.

PicPay afirma que os usuários que encontraram problemas devem aguardar o estorno do valor, que será realizado pela Caixa, e tentar realizar a operação novamente. E emitiu uma nota explicativa:

“PicPay está fazendo tudo o que está ao seu alcance para acolher e ajudar seus usuários que, devido a uma instabilidade do sistema do Caixa TEM, não conseguiram receber o auxílio emergencial na carteira digital. Esta é a prioridade da empresa no momento. Também temos orientado aos clientes que tentem realizar a operação novamente ou, caso o débito já tenha ocorrido, aguardem a Caixa realizar o estorno do valor. Desde o início da distribuição do auxílio, mais de 2,9 milhões de usuários concluíram a transferência do benefício para o PicPay com sucesso. Todos os canais de atendimento do PicPay estão à disposição dos clientes”.

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

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