Chamadas

O Banco Central fará alterações no PIX. Veja o que vai mudar

O Pix se tornou uma das ferramentas mais usadas pelo brasileiro, graças a sua agilidade. Porém, o sistema também virou alvo de golpistas e fraudadores. Para reaver valores desviados por fraude ou golpe, o Pix está passando por uma reformulação.

Na verdade, o Banco Central (BC) vai endurecer as regras de rastreio. Desta forma, aumentar o cerco contra as “contas laranjas” usadas para ramificar o dinheiro das vítimas entre diferentes favorecidos. 

Já foram apresentadas as alterações que vão aperfeiçoar o sistema de pagamentos instantâneo. Partiu de um grupo de trabalho de segurança, formado por participantes do mercado e da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), a ideia das mudanças.

O encontrou para a apresentação do que vai mudar aconteceu no Fórum PIX, realizado em 22 de setembro deste ano. Segundo informações, o BC vai acatar algumas das sugestões. 

Alteração no PIX

Uma das ideias apresentadas sugere a criação de uma notificação automática da chamada “ramificação de valores”. O termo dá nome ao momento em que os golpistas transferem, de imediato, o valor desviado da vítima para diversas contas laranjas. O BC já aceitou a sugestão. Isso vai dificultar os golpistas a evitar o rastreio.

Rastreio de valores roubados

Um relatório foi apresentado ao Banco Central, tendo como sugestão “a abertura automática de eventos para casos de triangulação de valores utilizando o PIX”. A ideia partiu quando foi observado que até que o cliente tome conta da fraude, faça a contestação no seu banco e este notifique a infração, perde-se muito tempo para bloquear e recuperar o dinheiro.

Também foi proposto que seja possível ampliar o bloqueio da conta de destino dos recursos até a 5ª camada de ramificação (em todas as contas subsequentes do primeiro favorecido).

Outra proposta dos participantes é uma limitação de até 30 minutos após o recebimento da transação para a abertura de outra ramificação.

As mudanças deverão demorar uns 8 meses para serem implementadas devido a complexidade das alterações. Além dos 8 meses, será preciso mais 2 meses para homologação em ambiente controlado, antes de entrar de fato em operação.

Como funciona atualmente o Pix?

Atualmente, o mecanismo bloqueia apenas a primeira conta para qual o dinheiro foi repassado, mas, se o criminoso transferir os valores para outros bancos imediatamente, a ferramenta não consegue alcançá-los mais. Isso significa que somente cerca de 5% dos valores são recuperados. 

Pix é o pagamento instantâneo brasileiro, criado pelo Banco Central (BC) em que os recursos são transferidos entre contas em poucos segundos, a qualquer hora ou dia. É prático, rápido e seguro. O Pix pode ser realizado a partir de uma conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga.

Além de aumentar a velocidade em que pagamentos ou transferências são feitos e recebidos, o Pix tem o potencial de:

  • alavancar a competitividade e a eficiência do mercado;
  • baixar o custo, aumentar a segurança e aprimorar a experiência dos clientes;
  • incentivar a eletronização do mercado de pagamentos de varejo;
  • promover a inclusão financeira; e
  • preencher uma série de lacunas existentes na cesta de instrumentos de pagamentos disponíveis atualmente à população.
Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

6 horas ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

7 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

8 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

10 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

11 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

11 horas ago