Marcelo Camargo/Agência Brasil
O Concurso Receita Federal foi suspenso nesta quinta, 12 de outubro. Essa determinação foi tomada pela Justiça Federal após uma petição apresentada pelo Ministério Público Federal, que apresentou inconsistências entre as perguntas das provas objetivas e o conteúdo programático especificado no edital do concurso.
Além disso, a decisão destacou a “falta de justificação na avaliação das contestações das perguntas dissertativas” pela banca organizadora, que é a FGV.
Portanto, o processo de treinamento dos candidatos para os cargos de Analista-Tributário e Auditor-Fiscal da Receita Federal foi suspenso.
Isso aconteceu porque a FGV tem um prazo de 48 horas para cumprir a determinação e interrupção do Concurso Receita Federal.
A decisão afirma: “Dessa forma, a fim de evitar possíveis evidências do princípio da igualdade no concurso em questão, considere razoável ordenar cautelarmente a suspensão da segunda fase (treinamento) até que haja informações suficientes no processo para avaliar a adequação ou não das anulações solicitadas e das correções adicionais pretendidas.”
O concurso é organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e oferece 699 vagas para os cargos de Analista-Tributário e Auditor-Fiscal da Receita Federal, com previsão inicial de até R$ 21 mil. As provas objetivas foram realizadas em março de 2023.
Confira a decisão na integra aqui.
Leia Também: Concurso BACEN: Edital Deve Sair Até 19 De Janeiro De 2024
As provas objetivas e discursivas para as cargas do Auditor Fiscal e do Analista Tributário da Receita Federal foram realizadas em todas as capitais do país no dia 19 de março, com a seguinte divisão:
Turno da Manhã (8h às 12h30):
Turno da Tarde (15h às 19h30):
Para ambas as cargas, as tentativas objetivas consistiram em questões de múltipla escolha, com cinco alternativas cada, sendo apenas uma correta, nas seguintes disciplinas:
Para a Carga de Auditor Fiscal: Módulo I – Conhecimentos Básicos – Manhã:
Módulo II – Conhecimentos Específicos – Tarde:
Para a Carga de Analista Tributário: Módulo I – Conhecimentos Básicos – Manhã:
Módulo II – Conhecimentos Específicos – Tarde:
Para serem aprovados na Prova Objetiva, os candidatos deverão ser cumulativamente:
A Prova Discursiva para a carga de Auditor Fiscal consistia em 2 questões, e para a carga de Analista Tributário, era composta por 1 questão discursiva, ambas valendo 30 pontos. Os critérios de avaliação incluíam a correção das respostas, o conhecimento demonstrado sobre o tema e a clareza e coerência da exposição, sem permissão para consulta de qualquer natureza.
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…