Na região da América Latina e Caribe, o Brasil é o país que apresenta a maior carga tributária. Um estudo da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) mostrou que, aqui no Brasil, paga-se o proporcional a 33,4% da economia em tributos.
Segundo a revista Exame, novas pesquisas indicam que o brasileiro sente que sua carga tributária é alta demais. Por exemplo, no ano de 2014, gastamos aproximadamente um terço do PIB30 (Produto Interno Bruno) no pagamento de contribuições e tributos em geral.
Se não fosse suficiente, ainda vivemos em um momento de crise onde a competitividade está mais acirrada do que nunca. E além da dificuldade financeira e alta carga tributária, o Fisco muda continuamente as regras e demanda que as empresas se adaptem continuamente, e tudo isso sem diminuir a qualidade ou ameaçar a continuidade do empreendimento.
O Governo está sempre modificando as regras tributárias e criando novas obrigações. Neste contexto, como ficam os profissionais do setor? É imprescindível manter-se atualizado para manter um nível ótimo na prestação de seus serviços. Em ambientes como no brasileiro, é comum encontrar profissionais que não acompanham o ritmo das mudanças, ou seja, a qualificação deve ser permanente.
Atualização diária, participação em cursos, congressos, conferências e palestras, entre outros eventos e oportunidade de capacitação não deve ser encarado como custo. É desse tipo de iniciativa que depende a continuidade das operações de um profissional autônomo, de escritórios de contabilidade e, inclusive, de soluções de contabilidade online.
Tem gente que acaba achando que a culpa é do contador, mas a burocracia é uma imposição do Estado, não do profissional. Se você acha que o contador complica sua vida, pode começar a pensar o contrário. Se ele solicita algo, é porque isso é importante. O contador é um recurso estratégico para o crescimento corporativo e manutenção das atividades.
O contador contribuir para ajudar a calcular riscos e para buscar saídas para que as empresas gastem menos. Tem um papel decisivo na criação de estratégias e desenvolvimento de soluções que buscam corta custos e despesas desnecessárias. Quando trabalha com a colaboração da organização, um contador pode identificar:
Além de contribuir para economia de recursos, um contador consegue ajudar o desenvolvimento da sua instituição. Ou seja, a gestão tributária é um dos principais aspectos que condicionam o êxito de empreendedores de vários portes.
Ter o suporte de um contador e de uma estrutura contábil organizada e eficaz é um diferencial para companhias de qualquer tipo ou ramo de atuação. Principalmente nos empreendimentos de menor tamanho (onde muitas vezes alguém não capacitado está à frente da contabilidade), é fundamental mudar a postura e começar a buscar assessoria profissional.
Via euContador
Se você está desistindo do seu Microempreendedor Individual (MEI) e já decidiu que vai encerrar…
O Brasil possui um número crescente de Microempreendedores Individuais (MEIs), atraídos pela simplicidade do processo…
Desde sua criação em 1994, o Real trouxe consigo a promessa de estabilidade econômica após…
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é conhecido principalmente por garantir a aposentadoria aos…
Uma nova proposta do governo pode limitar a antecipação do saque-aniversário do FGTS, modalidade em…
O Bolsa Família, programa social administrado pela Caixa Econômica Federal, segue um calendário específico para…