Há pouco menos de um mês para o prazo final da Declaração do Imposto de Renda, o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC), juntamente com o Governo do Estado, secretários de estado e entidades contábeis catarinenses, promoveram nesta terça-feira, 7 de maio, um encontro para orientar sobre “A importância e o papel do profissional da contabilidade no apoio a campanhas que buscam recursos para projetos sociais”.
O objetivo foi aumentar o engajamento dos profissionais da contabilidade nas campanhas que buscam recursos para projetos sociais. “Somos interlocutores para sensibilizar os contribuintes nestas causas. Muito já fazemos, mas podemos fazer ainda mais e aqui mostraremos como isso é possível”, destacou a presidente do CRCSC, Marisa Luciana.
Presente no evento, o Secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, destacou a importância da participação da classe contábil para deixar estes recursos, em Santa Catarina. “Desta forma é possível atender cada vez melhor os jovens, crianças e idosos em políticas sociais em Santa Catarina”, afirmou Siewert.
A Secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann, também enalteceu o grandioso o trabalho realizado pelos contadores. “Temos grandes responsabilidades e só podemos fazer isso com a ajuda de vocês”, pontuou a secretária.
O encontro também foi prestigiado pelo Governador do Estado de Santa Catarina, Jorginho Mello, que reforçou o pedido de apoio aos profissionais da contabilidade. “O que aconteceu no Rio Grande do Sul nos leva a pensar mais no que estamos fazendo, e o governo precisa da inteligência e da credibilidade de vocês, para que esses fundos sejam superavitários e possamos atender mais projetos. Pois temos uma grande responsabilidade em atender estes grupos mais vulneráveis, como as crianças e os idosos”, declarou o governador.
Na sequência, a presidente do CRC explicou sobre o potencial das campanhas e a importância do engajamento da classe contábil para mobilizar os recursos e transformar vidas gerando impactos reais para o estado. “Estamos falando de vidas que são impactadas pelos fundos e a soma de esforços entre governo e entidades contábeis pode fazer a diferença e transformar a vida das pessoas”, reforçou a presidente.
Marisa Schvabe também destacou a necessidade de urgência para aumentar as contribuições ainda neste ano, porém reforçou que esta é uma mudança para a vida e não apenas para 2024. “Ainda dá tempo de incentivarmos as doações para este ano, pois nosso grande objetivo é deixar o recurso em Santa Catarina, e poder atender a sociedade catarinense.Por isso estamos aqui para sensibilizar a classe contábil do estado, uma vez que somos um grande exército do bem”, explicou.
A Secretária de Estado da Assistência Social, Mulher e Família, Maria Helena Zimmermann e a secretária adjunta, Luciane dos Passos falaram sobre o Fundo da Infância e Adolescência e o Fundo Estadual do Idoso que tiveram os editais lançados recentemente. “Precisamos aliar as políticas públicas às ações dos Fundos, pois somos todos cidadãos e não podemos fechar os olhos para as pessoas com vulnerabilidade. Graças ao trabalho de vocês, é que conseguimos isso”, concluiu a secretária.
A presidente do CRCSC expôs os valores recolhidos em 2023, demonstrando o potencial a ser arrecadado, que no último ano era de 418,49 milhões, mas que, no entanto, foi recolhido apenas 14,52 milhões, ou seja, 3,47% do montante possível. Além disso, somente contribuintes que fazem a declaração completa e empresas com regime de lucro real podem destinar o imposto, o que limita as arrecadações, mas ainda assim garante boas perspectivas. “Temos alguns desafios, mas tenho certeza de que o retorno que podemos ter é muito maior do que qualquer limitação, pois muitas vidas serão transformadas”, reforçou Marisa.
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…