Internacional

O escândalo contábil da China ameaça a arrecadação de corporações

Um escândalo contábil envolvendo a China corporativa está fazendo comparações com o colapso da empresa norte-americana Arthur Andersen, já que dezenas de empresas chinesas são forçadas a suspender o trabalho de listagem pública.

A Ruihua Certified Public Accountants, uma das maiores empresas de contabilidade da China, foi investigada pela agência reguladora de títulos do país no começo deste mês depois que uma companhia listada que auditou inflou seus lucros em cerca de Rmb12bn (US $ 1,74bi) em quatro anos.

A investigação causou uma interrupção sem precedentes nas atividades de captação de recursos para empresas chinesas, com mais de 50 clientes de Ruihua interrompendo ofertas públicas iniciais e aumento de capital privado, de acordo com a mídia estatal.

A China Securities Regulatory Commission suspendeu as aprovações do IPO para pelo menos 20 clientes da Ruihua. Diversas listagens na nova diretoria da Star Market na China também foram adiadas.

A situação, que a mídia chinesa apelidou de “incidente de Ruihua”, está evocando o colapso da firma de contabilidade americana Arthur Andersen, uma das maiores do mundo até que o grupo de energia falida de 2001, Enron, levou à sua dissolução. “Isso me lembra quando Arthur Andersen faliu porque é o mesmo tipo de crise de confiança com todo mundo que resgata”, disse Paul Gillis, especialista em contabilidade e professor de prática na Guanghua School of Management da Universidade de Pequim.

O professor Gillis observou que a investigação sobre Ruihua acontece quando os reguladores tentam atrair mais investimentos estrangeiros para o mercado de ações doméstico. “A China está tentando limpar seu mercado de ações e eles estão encontrando grandes problemas com a maneira que a auditoria está sendo feita”, disse ele. Uma série de escândalos de auditoria neste ano abalou a confiança dos investidores em ações chinesas em um momento em que os investidores globais estão aumentando sua alocação para o mercado chinês através do índice MSCI de mercados emergentes. A farmacêutica chinesa Kangmei Pharmaceutical admitiu em maio a exagerar em mais de US $ 4 bilhões.

A fabricante de remédios tradicionais chineses, que está sendo investigada pela suspeita de violações de informações, era uma das mais de 200 empresas chinesas incluídas no principal índice de mercados emergentes da MSCI, uma referência monitorada por investidores globais que administram cerca de US $ 1,9 trilhão.

Em um comunicado, a MSCI disse que “desde que retirou Kangmei do índice, embora ainda fosse listado como um constituinte na quarta-feira”.

A MSCI recentemente aumentou o peso das ações chinesas em seu índice EM, uma medida que deve gerar uma entrada de mais de US $ 100 bilhões, já que os investidores são obrigados a alocar mais para a China. Mas os críticos disseram que o aumento também aumentou a exposição dos investidores a muitas irregularidades contábeis no mercado acionário chinês.

O cliente de Ruihua, Kangde Xin Composite Material, disse no início do ano que faltavam depósitos bancários de mais de 12 bilhões de yuans. A investigação que se seguiu revelou que a empresa havia inflacionado os lucros quase na mesma quantia durante vários anos, levando à investigação de julho sobre Ruihua. “Há anos que tenho comentado que os registros financeiros nunca podem ser confiados em qualquer economia emergente, incluindo a China”, disse Stuart Witchell, chefe do grupo de consultoria empresarial da Ásia-Pacífico, Berkeley Research. “A documentação contábil pode ser facilmente maquiada e, com tanto dinheiro em jogo, a tentação de fazê-lo permanecerá, especialmente em tempos de incerteza econômica.”

Fonte: https://www.ft.com

Ricardo de Freitas

Ricardo de Freitas possui uma trajetória multifacetada, ele acumula experiências como jornalista, CEO e CMO, tendo atuado em grandes empresas de software no Brasil. Atualmente, lidera o grupo que engloba as empresas Banconta, Creditook e MEI360, focadas em soluções financeiras e contábeis para micro e pequenas empresas. Sua expertise em marketing se reflete em sua obra literária: "A Revolução do Marketing para Empresas Contábeis": Neste livro, Ricardo de Freitas compartilha suas visões e estratégias sobre como as empresas contábeis podem se destacar em um mercado cada vez mais competitivo, utilizando o marketing digital como ferramenta de crescimento.

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