O Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) – programa do Governo Federal que unificou o envio de dados trabalhistas, fiscais e previdenciários em um único sistema – já está valendo para pequenas e médias empresas.
A primeira fase do eSocial para pequenas empresas entrou em vigor no dia 10 de janeiro de 2019 e contempla o cadastro dos empregadores.
O eSocial para pequenas empresas (e também os negócios de grande porte) vai substituir o preenchimento de uma série de formulários e obrigações.
Ao todo, mais de 40 milhões de trabalhadores brasileiros, de oito milhões de empresas terão seus dados reunidos no sistema, que vai receber as informações atualmente enviadas à Caixa Econômica Federal, ao Ministério do Trabalho, à Previdência Social, ao INSS, e à Receita Federal.
O objetivo principal é acabar com a redundância de informações prestadas, tanto por pessoas físicas, quanto por pessoas jurídicas, diminuindo a burocracia dos processos atuais e garantindo mais qualidade nos dados prestados.
Além disso, o eSocial para pequenas empresas e todos os negócios abarcados pelo sistema diminui o risco de fraudes, já que há cruzamento de dados de diferentes órgãos. Assim, a possibilidade de sonegação de impostos e descumprimento de obrigações trabalhistas, entre outros.
Se você é empresário de um pequeno negócio e ainda não migrou sua base de dados para o eSocial, a hora é a agora!
Depois de muitas alterações no cronograma, os novos prazos vão até julho de 2020, garantindo às organizações bastante tempo hábil para se organizarem e começarem a cumprir com suas obrigações dentro no novo sistema federal.
Para quem ainda não estava preparado – e até para quem já está com tudo organizado – vale a pena conferir os novos prazos do eSocial para pequenas empresas e fazer um planejamento detalhado de migração.
O programa será implementado em cinco fases, para facilitar o envio de informações e a utilização do programa. Confira as datas:
Como você pode perceber, o eSocial traz muitas mudanças importantes e é preciso ter atenção redobrada para estar preparado, ainda mais agora com os prazos de implantação do programa se aproximando.
Sendo assim gostaríamos que conhecessem nosso treinamento completo e totalmente na prática de departamento pessoal e eSocial para contadores. Aprenda todos os detalhes do departamento pessoal de forma simples e descomplicada. Saiba tudo sobre regras, documentos, procedimentos, leis e tudo que envolve o setor, além de dominar o eSocial por completa. Essa é a sua grande oportunidade de aprender todos os procedimentos na prática com profissionais experientes e atuantes no segmento, clique aqui acesse já!
Conteúdo original Profap
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…