Hoje vamos esclarecer sobre o projeto de lei que permite o enquadramento dos caminhoneiros da categoria no regime MEI. Na matéria de hoje vamos esclarecer sobre este assunto, continue conosco e tire suas dúvidas.
O governo tem o objetivo de baixar os impostos para diminuir o preço dos combustíveis e atender às solicitações dos caminhoneiros.
Os integrantes da equipe econômica questionaram sobre a importância da aprovação de um projeto de lei que permite que o caminhoneiro se enquadre na categoria do regime MEI.
Se este projeto for aprovado os caminhoneiros podem participar do MEI, mesmo que o mesmo tenha um faturamento anual acima de R $81 mil, pois, para ser MEI é necessário um limite para se enquadrar no regime tributário.
Esta proposta foi aprovada pelo Senado e falta ser analisada pela Câmara.
Estima-se desta proposta, é que o faturamento desses trabalhadores seja em aproximadamente R $430 mil, porém, o valor efetivo seria de 20% desse total. Descontando os custos com combustíveis, peças e pneus.
Portanto apenas 20% da receita que seria considerada para o cálculo, para a inclusão no MEI.
Este regime é simplificado e fácil, pois reúne vários impostos em um único pagamento e assegura cobertura previdenciária. Este projeto terá como ponto positivo para estes profissionais, pois, eles poderão emitir nota fiscal, ter acesso ao crédito e utilizar as maquininhas.
O foco é definir um percentual de recolhimento em 11% sobre o salário mínimo, acima de 5% cobrados dos demais contribuintes no MEI.
O principal objetivo é não comprometer as contas da previdência social com o pagamento de benefícios.
Este projeto altera também o Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte e altera a composição do comitê do Simples Nacional, isso pode excluir ocupações do MEI e fixará um quórum mínimo para aprovação de mudanças nas regras.
Dica Extra do Jornal Contábil: MEI saiba tudo o que é preciso para gerenciar seu próprio negócio. Se você buscar iniciar como MEI de maneira correta, estar legalizado e em dia com o governo, além de fazer tudo o que é necessário para o desenvolvimento da sua empresa, nós podemos ajudar.
Já imaginou economizar de R$ 50 a R$ 300 todos os meses com toda burocracia, risco de inadimplência e ainda ter a certeza que está fazendo suas declarações e obrigações de forma correta.
E o melhor é que você pode aprender tudo isso em apenas um final de semana. Uma alternativa rápida e eficaz é o curso MEI na prática. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que um MEI precisa saber para ser autônomo e nunca mais passar por dificuldades ao gerir o seu negócio.
Quer saber mais? Clique aqui e mantenha sua empresa MEI em dia!
Por Laís Oliveira.
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…