Fique Sabendo

O INSS já está realizando o teste de perícia online para conceder auxílio-doença

Na Terça-feira (3) de novembro, O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deu início ao projeto-piloto que prevê a realização de perícias médicas com uso de telemedicina.

Conforme foi informado pelo Governo, o teste será válido apenas para a concessão de auxílio-doença.

“neste momento, o procedimento será para um grupo restrito de pessoas, os segurados das empresas que possuem acordo de cooperação com o INSS e que tenham formalizado o termo de adesão à experiência piloto”, segundo a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho.

O Governo Federal já tinha encaminhado ao Tribunal de Contas (TCU), no começo de novembro, uma proposta para testar a realização de perícias do INSS com o uso de telemedicina.

O TCU havia cobrado a elaboração de um plano de perícias à distância para diminuir a fila de concessão de benefícios.

“Reforçamos que não se trata do início do serviço de realização de perícia médica com uso de telemedicina, mas tão somente uma experiência piloto”, revelou a secretaria.

Funcionamento

Um médico do trabalho será contratado pela empresa, para acompanhar o funcionário por meio de perícia médica virtual. Sendo que o funcionário deverá estar de acordo com o procedimento.

Enquanto estiver acontecendo o atendimento, o médico da empresa deverá realizar todos os testes solicitados pelo perito médico federal e deverá responder os questionamentos. Lembrando que o médico da empresa não poderá intervir nas perguntas feitas diretamente ao funcionário.

Atenção

O perito do INSS poderá, conceder o auxílio-doença, ou, negar, pedindo para que o funcionário compareça a uma agência, caso não fique claro se há ou não o direito ao benefício.

Empresas no projeto

O INSS informou que, aproximadamente 300 empresas estão em parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social. Para o funcionário saber se sua empresa está no projeto, deverá procurar o RH do local onde trabalha.

Perícia online vale para qualquer benefício?

A experiência será apenas para a concessão de auxílio-doença (que agora se chama auxílio por incapacidade Temporária).

Sendo assim, o projeto-piloto não valerá para prorrogação do auxílio-doença, conversão do auxílio-doença em aposentadoria por invalidez, auxílio-acidente e reabilitação profissional.

“Posteriormente haverá um workshop envolvendo SPREV, INSS e outros órgãos (TCU, CGU, MPF, DPU), para avaliar os resultados e emitir recomendações sobre a continuidade ou não da perícia médica com uso da telemedicina, no formato proposto no protocolo”, informou a secretaria.

O projeto-piloto irá até o dia 31 de dezembro de 2020.

Edição por Jorge Roberto Wrigt Cunha – jornalista do Jornal Contábil

Jorge Roberto Wrigt

Jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos locais, colunista de TV em emissora de rádio, apresentador de programa de variedades em emissora de TV local e também redator de textos publicitários, na cidade de Teresópolis (RJ). Atualmente se dedica ao jornalismo digital, sendo parte da equipe do Jornal Contábil.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

3 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

7 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

10 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

15 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

16 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

16 horas ago