Apesar de ser considerado um modelo empresarial como qualquer outro, empreendedores formalizados como MEI sempre têm dúvidas quanto aos seus direitos e deveres. Uma delas é se o MEI pode emitir boleto bancário.
De fato, por ser MEI, o microempreendedor individual tem algumas limitações legais. Um exemplo é o fato de que ele pode ter apenas um funcionário em seu empreendimento, ou de não poder ultrapassar um determinado valor em seu faturamento anual.
Entre as inúmeras dúvidas que os Microempreendedores Individuais têm habitualmente, está a questão do MEI poder ou não emitir boleto.
Continue lendo para entender tudo sobre o assunto.
A resposta é: Sim! O MEI pode emitir boleto bancário como qualquer outra empresa. Para isso, ele precisa ter uma conta corrente ativa e regularizada no nome da empresa. Basta ir à agência bancária e conversar com o gerente da conta para que ele habilite a emissão e cobrança por meio de boletos em sua conta.
Utilizando-se do serviço bancário digital — conhecido como Internet Banking pela maioria das instituições bancárias —, o MEI pode cadastrar suas cobranças, emitir seus boletos e os enviar para seus clientes, direto de seu computador. O que torna o processo de cobrança muito ágil, prático e seguro.
Caso o banco escolhido pelo MEI não forneça serviço de emissão de boletos bancários pelo Internet Banking, será necessário contratar um software para emissão de boletos de cobrança.
Vale ressaltar que existem softwares de gestão empresarial que oferecem inúmeras funções indispensáveis para o negócio, como:
O boleto bancário é uma ferramenta utilizada para realizar cobranças de forma sistematizada, prática, segura e eficiente.
Podemos nos referir aos boletos também como títulos de cobrança de valores pertinentes a vendas concretizadas ou da prestação de serviços e que podem ser pagos em qualquer instituição bancária, casa lotérica e até mesmo pela internet, o que torna seu pagamento muito mais fácil.
O boleto funciona de forma simples: a empresa formalizada como MEI (cedente) emite o boleto de cobrança e envia para o seu cliente (sacado). O cliente então pode realizar o pagamento em uma agência bancária, lotérica ou pela internet, usando o código de barras presente no documento.
Podem ser usados:
Apesar de ser o procedimento padrão na maioria dos casos, a resposta é: Não! O MEI não tem obrigação de estar associado a uma instituição bancária. caso queira emitir boletos de cobrança.
Como citamos no começo do artigo, existem softwares de gestão financeira e empresarial que emitem boletos.
Dentre suas vantagens, está a redução das taxas cobradas (significativamente mais baixas do que a das agências bancárias) e a facilidade de o empreendedor poder gerar e enviar os boletos para seus clientes diretamente do software.
Sua empresa emite boletos ou utiliza outros meios para realizar cobranças de seus clientes? Comente, deixando sua opinião sobre o assunto!
Via Sage start
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