MEI

O MEI realmente perde o seguro-desemprego?

Milhões de trabalhadores morrem de medo de abrir um MEI para não perder o seguro-desemprego em caso de demissão do trabalho. Muitos profissionais já até desistiram de empreender com esse medo.

Entretanto, o MEI que trabalha de carteira assinada perder o seguro ao empreender não é um fato, é preciso compreender o que dizem as regras sobre o fato de ter um CNPJ aberto e como isso interfere no seu seguro.

Abrir um MEI tem muitas mais vantagens do que desvantagens, entretanto, é preciso analisar os cenários.

As vantagens

O MEI é um modelo empresarial que concede inúmeros benefícios como: 

Benefícios previdenciários: como auxílio-doença, aposentadoria, entre outros. Esses benefícios são por conta da contribuição previdenciária ao pagar o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) todos os meses.

Baixa carga tributária: os empreendedores pagam uma porcentagem baixa de tributos, sendo 5% do salário mínimo destinado ao INSS para o MEI e 12% para o MEI Caminhoneiro.

Empréstimos com juros baixos: o Microempreendedor individual pode conseguir empréstimos com taxas de juros menores do que 2% ao mês, além de poder parcelar o crédito recebido em dezenas de vezes.

Compra de carros com desconto: o MEI pode utilizar seu Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) para realizar a compra de um carro 0KM com desconto de até 30%.

O MEI realmente perde o seguro-desemprego?

O trabalhador não perde o seguro-desemprego por ter MEI. Portanto, se você tem um CNPJ, mas ele não tem faturamento, saiba que ele não vai te impedirá de receber seu seguro em caso de demissão.

Como a maioria das pessoas já sabe, é possível abrir um MEI e manter seu emprego de carteira assinada e ter um Microempreendedor Individual, entretanto um grande medo é o de ficar sem receber ao perder o emprego.

O empreendedor só perde o benefício caso ele tenha renda suficiente para o seu sustento e da sua família vindo do seu MEI.  Segundo o Portal do Empreendedor, se você fatura mensalmente valor igual ou maior que um salário mínimo já é o suficiente para perder os benefícios, pois com essa renda você poderá perder seu dinheiro ao seguro.

Um MEI sem faturamento não te impedirá de receber seu seguro-desemprego.

Atenção: Reduza em 90% a possibilidade de sua MEI QUEBRAR
Conheça o MEI360 – Clicando Aqui!

Wanessa

Redação Jornal Contábil

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

6 horas ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

10 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

13 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

19 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

19 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

19 horas ago