Que atire a primeira pedra quem nunca perdeu o prazo de uma entrega importante, ou, ainda, esqueceu o dia do aniversário daquela pessoa querida. Os motivos podem ter sido muitos e as consequências desagradáveis.
No entanto, as coisas ficam ainda mais graves se a perda do prazo, independentemente do motivo, estiver relacionada à algo estabelecido por lei, como é o caso do prazo máximo do envio da declaração do Imposto de Renda à Receita Federal.
Portanto, se você é um contribuinte e não quer pagar imposto em cima de imposto, fique atento às datas para entrega da declaração.
O Governo Federal ainda não divulgou as datas exatas para o início e o término do envio das declarações este ano. A divulgação será feita, provavelmente, no início de fevereiro.
Porém, com base nos últimos anos, é possível apontar que as declarações terão início no começo de março e terminarão no último dia de abril de 2020.
A multa pode ser de R$165,74 a 20% do Imposto de Renda devido. Geralmente, a multa mais baixa é dada a quem não possui imposto devido, como é o caso dos declarantes que são obrigados a declarar somente por conta de seus bens com valores superiores a R$ 300 mil.
Já nos casos regulares, onde a pessoa jurídica deve declarar obrigatoriamente suas rendas e possui imposto devido, o cálculo é feito em relação ao tempo de atraso. O valor da multa nessas situações é de 1% ao mês.
Além disso, o contribuinte que atrasar a declaração do Imposto de Renda pagará juros Selic enquanto durar o atraso. Atualmente, a taxa Selic está em 5,5% ao ano.
O que parece pouco pode se transformar em uma verdadeira bola de neve, ainda mais se o seu Imposto de Renda devido for alto.
As implicações de perder o prazo de preenchimento e entrega da declaração podem sair caros, por isso é melhor manter-se alerta e estar com a documentação pronta para o momento de início das declarações.
Além do mais, você sabia que é vantajoso enviar a declaração do Imposto de Renda logo nos primeiros dias? Dessa forma, é possível receber a restituição do imposto, também, nos primeiros lotes de pagamento – caso você tenha reembolso de imposto.
Por fim, mesmo não tendo a data exata de início e término do prazo da declaração do Imposto de Renda em 2020, provavelmente, o período seja de março a abril, certo?
Dica Extra: Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR.
No curso você encontra:
Tudo a sua disposição, quando e onde precisar
Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
Conteúdo original LEOA
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…