INSS

O período de Auxílio-Doença é computado na Aposentadoria?

Todo trabalhador deseja ter uma aposentadoria vantajosa no futuro e qualquer dia, mês ou ano não contabilizado de contribuição pode significar uma grande diferença, seja no momento de atingir os requisitos de aposentadoria ou no valor do benefício.

Dessa forma, recebemos muitos questionamentos de como fica a situação do trabalhador que recebe Auxílio-Doença e, se esse período é reconhecido e computado para a aposentadoria.

Por isso, nesse post, iremos explicar como ter o período do Auxílio-Doença reconhecido para a Aposentadoria.

O que é Auxílio-Doença?

Auxílio-Doença é uma prestação previdenciária paga pela Previdência Social aos segurados que estão incapacitados temporariamente para realizar a atividade profissional, seja em virtude de doença ou acidente. 

Desse modo, o trabalhador fica afastado de suas atividades profissionais e, nesse período, a Previdência Social paga mensalmente o benefício de Auxílio-Doença.

O período de Auxílio-Doença é considerado para a Aposentadoria?

A boa notícia, é que, o período em que o segurado estiver afastado das atividades profissionais recebendo o benefício do Auxílio-Doença, é contabilizado como tempo de contribuição e, considerado para a Aposentadoria.

Contudo, para que o período de afastamento seja reconhecido, é necessário que o segurado tenha contribuído antes e depois do afastamento junto ao INSS.

Como não há uma declaração expressa do tempo mínimo de contribuição após a cessação do benefício, compreende-se que apenas uma contribuição junto ao INSS é suficiente para ter o período reconhecido na aposentadoria.

Já nas situações em que os segurados possuem carteira assinada, basta o retorno às atividades laborais para que o período seja computado, visto que, a contribuição previdenciária é descontada automaticamente da folha de pagamento do trabalhador.

Por fim, os trabalhadores que exercem a atividade profissional de forma autônoma, como os contribuintes individuais, poderão realizar o recolhimento pela Guia da Previdência Social (GPS), após o fim do recebimento de Auxílio-Doença, para ter o período reconhecido em sua aposentadoria.

E, falando em aposentadoria, você já começou a planejá-la?

Se ainda não, saiba que através do Planejamento Previdenciário, o trabalhador poderá analisar cuidadosamente as opções de aposentadoria ao seu dispor, simulando através de cálculos, qual a melhor regra de transição, recolhimento de atrasados e, assim terá certeza que está optando pelo benefício mais vantajoso.

E para te ajudar a entender melhor como funciona o planejamento da aposentadoria, montamos o montamos o Guia Prático: Planejamento Previdenciário – Descubra como obter um benefício mais vantajoso! O Guia pode ser baixado gratuitamente, clicando na imagem abaixo, para lhe auxiliar na conquista da tão sonhada aposentadoria. Baixe Agora!

Por: Fátima Domeneghetti, Sócia-Advogada do Domeneghetti Advogados Associados. Especialista em Direito Previdenciário, Previdenciário Internacional e do Servidor Público – OAB/SC 12.034.

Fonte: Domeneghetti Advogados Associados

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática

Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise. 

Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.

Gabriel Dau

Estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, atualmente trabalha como Redator do Jornal Contábil sendo responsável pela elaboração e desenvolvimento de conteúdos.

Recent Posts

Trabalhei menos de um ano, tenho direito ao seguro-desemprego?

A demissão é uma situação bem delicada, tanto para a empresa quanto em especial para…

4 minutos ago

Reforma Tributária: incertezas e adaptações impactam empresários após mudanças

Com a aprovação da Reforma Tributária, empresários brasileiros que atuam em diversos setores, como serviços,…

7 minutos ago

Reforma Tributária e o Mercado Imobiliário: Impactos e Desafios para Pessoas Jurídicas

A recente reforma tributária no Brasil introduziu mudanças significativas no sistema de arrecadação fiscal, impactando…

14 minutos ago

Exame de Suficiência 1/25: últimos dias para as inscrições

Quem tem a intenção de participar do Exame de Suficiência da CFC deve estar atento,…

19 minutos ago

Fique sabendo! Prorrogado prazo para envio da DCTFWeb e outras mudanças

Foi publicada na última sexta-feira, dia 7, no Diário Oficial da União, a Instrução Normativa…

32 minutos ago

Simples Nacional vai mudar com novo estatuto das microempresas

A recente aprovação do projeto que adapta o Estado da Micro e Pequena Empresa à…

32 minutos ago