Muitas pessoas têm dúvidas a respeito de sua situação quando passam a receber auxílio-doença. Se, por um lado, ficam contentes em poder contar com um benefício tão importante, por outro, sofrem com o medo de adiarem a aposentadoria pela falta de contribuições (só lembrando que quem recebe o auxílio-doença não contribui com o INSS). E como fica essa situação? Tem jeito de resolver?
A resposta é simples: sim, tem jeito sim! Acontece que normalmente o auxílio-doença é contado como tempo de contribuição, mesmo sem de fato o segurado contribuir. É uma forma de contribuição fictícia que a lei confere às pessoas para que não atrasem suas aposentadorias.
Assim, se uma pessoa recebeu 4 anos de auxílio-doença, esse tempo poderá ser utilizado na contagem das contribuições da aposentadoria por tempo de contribuição ou por idade.
É uma grande vantagem, pois permite o recebimento do benefício sem que o segurado precise contribuir, e ainda conta como período contributivo.
Por isso, muita gente que ficava com medo de receber o auxílio-doença pouco antes de se aposentar pode perder esse medo e receber sem problema algum.
Via Doutor Prev
No final de 2024, diversas instituições financeiras estavam solicitando o aumento da taxa máxima de…
Muita gente que é Microempreendedor Individual (MEI) trabalha com carteira assinada ao mesmo tempo. Mas…
Fevereiro mal começou, mas já tem muita gente contando os dias para um dinheiro extra…
O CadÚnico é um banco de dados nacional que reúne informações socioeconômicas das famílias de…
Empreender no Brasil não é fácil. A gente sabe. Mas, entre boletos, impostos e burocracia,…
Ser contador é uma grande responsabilidade, mas nem sempre as coisas saem como planejado. Afinal,…