O prazo para os contribuintes entregarem a declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte 2021 é até o dia 26 de fevereiro, pois, já foi disponibilizado o download do programa gerador da Declaração do Imposto de Renda relativo às informações do ano-calendário 2020.
Na matéria de hoje vamos esclarecer um pouco mais sobre este assunto, continue conosco e tire suas dúvidas.
A sigla Dirf significa, “Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte”, ela é emitida pela fonte pagadora, podendo ser tanto pessoa física ou empresa.
O principal foco da Dirf é informar à Receita Federal os valores de imposto de renda e outras contribuições que foram retidos com pagamentos a terceiros, com o intuito de evitar sonegação fiscal.
A Dirf é responsável por informar sobre o pagamento de seus colaboradores e outros contratados, até mesmo empresas, durante o ano-calendário anterior à emissão.
Logo, este ano de 2021 a declaração irá conter as informações de pagamentos efetuados em 2020.
De acordo com a Instrução Normativa n° 1.990/2020, estão obrigados a entregar a declaração:
O prazo é até o dia 26 de fevereiro às 23 horas e 59 minutos e 59 segundos, portanto se o contribuinte descumprir o prazo de entrega ele estará sujeito à multa de 2% ao mês-calendário, incidente sobre o montante de tributos e contribuições apresentados junto a declaração da DIRF.
O valor mínimo é de R $200 para quem é pessoa física, inativa ou que se enquadre no Simples Nacional, em outros casos o valor mínimo é de R $500.
Você sabe como lançar extrato de cartão de crédito na DIRF?
Dica Extra do Jornal Contábil : Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana.
Conheça nosso treinamento rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR. No curso você encontra:
Conteúdo detalhado, organizado e sem complexidade, videoaulas simples e didáticas,passo a passo de cada procedimento na prática.
Tudo a sua disposição, quando e onde precisar. Não perca tempo, clique aqui e aprenda a fazer a declaração do Imposto de Renda.
Por Laís Oliveira
Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…