Imagem por @wayhomestudio/ freepik
Quando o consumidor tem uma dívida que é protestada em cartório, muitas vezes o cidadão fica sem entender quais são as consequências dessa situação, ou se de fato existem consequências.
Contudo, é preciso ficar muito atento, pois, quando o credor pega a dívida e a protesta no cartório, o cidadão pode sofrer alguns problemas que podem restringir a vida do devedor junto ao mercado de crédito.
Uma dívida protestada acontece quando o credor não recebeu o valor de sua dívida e o mesmo vai até um cartório de títulos para representar essa dívida e torná-la pública.
O cartório por sua vez “carimba”, o débito da pessoa com um protesto caso ele não seja pago após a comunicação de que a dívida irá para protesto.
Todavia, vale lembrar que antes do cartório protestar a dívida, o mesmo entrará em contato com o devedor para que o mesmo quite sua dívida e assim possa ser evitado o protesto.
Apesar de não significar um processo judicial, o protesto da dívida em cartório serve como uma intimação formal para pagar o débito.
Quando o cartório comunica o devedor que a dívida será protestada e o mesmo não realiza o seu pagamento dentro do prazo, a pessoa sofrerá as seguintes consequências:
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…