Designed by @benzoix / freepik
O Covid-19 foi um ponto de virada para empresas de tecnologia e deixará um dos maiores legados para o setor de negócios: coragem digital.
A pandemia obrigou as empresas a, de um dia para o outro, mudarem a maneira como trabalham e como se relacionam com funcionários e clientes.
De acordo com uma pesquisa recente encomendada pela Zoho Corporation à Toluna, feita com 450 empresários e tomadores de decisão, 31% dos entrevistados tiveram dificuldade em escolher as melhores plataformas/aplicações para ajudarem seus funcionários no home-office.
Além disso, 25% consideram ainda que uma das maiores dificuldades enfrentadas pela empresa foi conseguir acompanhar o que os funcionários estavam fazendo para continuar com a entrega enquanto trabalhavam remotamente.
Milhões de empresários foram forçados a reavaliar sua infraestrutura tecnológica e muitos não estavam preparados para dinamizar e ajustar o curso para garantir a continuidade dos negócios.
Em uma situação normal, uma grande empresa levaria de dois a três anos para migrar milhares de funcionários para o sistema de trabalho remoto.
No entanto, a urgência de adotar o distanciamento social reduziu esse tempo.
Segundo Rodrigo Vaca, gerente geral da Zoho no Brasil, essa mudança repentina teve um impacto significativo nos negócios.
“Se, para algumas empresas e setores, a digitalização já era uma vantagem, agora é essencial. Muitas empresas ainda estão no início da jornada de digitalização e agora são forçadas a acelerar esse processo e testar suas idéias.
Nossa pesquisa revelou que dos 850 entrevistados, apenas 35% deles tiveram instruções claras sobre como trabalhar remotamente.
Estamos todos aprendendo e ainda construindo boas práticas, mas a mudança chegou para ficar”, afirmou.
O planejamento de tecnologia, como qualquer outra forma de planejamento de negócios, deve ser contínuo e intencional.
Aqui estão três pontos importantes a serem considerados para ajudar sua empresa nos próximos anos:
O consumo tornou-se digital, seja B2C ou B2B. E a gama de usuários aumentou e se expandirá ainda mais, o que fornece a condição de que não é mais possível fabricar produtos que não estão alinhados com esse novo consumidor.
Juntamente com a infraestrutura de TI, haverá um uso acelerado da Inteligência Artificial e da realidade virtual, especialmente no varejo, que estabelece um caminho sem volta, ajudando as empresas a conhecer mais sobre o consumidor, fornecendo o melhor produto e até personalizando a oferta.
É essencial que as empresa tenham as ferramentas necessárias para se encaixarem nessa nova realidade em que as empresas estão prestes a entrar.
Ao selecionar um software, não apenas considere as necessidades da empresa hoje (como tamanho, fluxos de trabalho e requisitos de funcionalidade), mas também onde se deseja estar no futuro.
Assim como os investimentos em equipe, serviços e retenção de clientes, também se deve investir em planejamento. Não há atalhos para a qualidade.
Ao procurar um fornecedor de software, é necessário analisar se os produtos que vendem são atualizados com freqüência ou mesmo se entendem totalmente dos negócios e necessidades da empresa que os contrata.
Procurar os comentários mais recentes de usuários e como é feito o desenvolvimento dos softwares (interno ou terceirizado).
Não é possível prever como o mundo será no futuro, mas existem algumas empresas mais equipadas para se adaptar.
Por Zoho, empresa global de softwares empresariais e de gestão
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…