No mundo globalizado e altamente interligado através da internet, a circulação de informações sensíveis e de caráter sigiloso pela rede exige alguns cuidados para evitar que tais informações não caiam em mãos erradas, ou sejam preenchidas de forma equivocada ou por pessoas de má fé.
A fim de propiciar um ambiente mais seguro para a circulação destes documentos e proporcionar uma segurança maior às partes envolvidas, foi desenvolvido o sistema de certificação digital.
Este sistema tem como objetivo principal atestar a veracidade e a confiabilidade das informações que estão sendo declaradas, sejam elas relativas à transmissão de um arquivo eletrônico contendo as declarações de impostos de uma empresa, ou até mesmo relativas às informações pessoais do profissional que está assinando o documento de forma eletrônica.
Os certificados digitais estão sendo cada vez mais utilizados por instituições financeiras, entidades de classe e órgãos da administração pública para garantir a procedência das informações, além de tornar o processo de autenticação de documentos muito mais rápido e fácil. Veja o que a contabilidade tem a ver com tudo isso:
Diferentes tipos de certificados
Atualmente existem diversos certificados digitais com diferentes finalidades, os quais devem ser adquiridos e validados conforme os serviços que estiverem sendo utilizados. Estes certificados são emitidos pelo ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras) com a finalidade de identificar virtualmente os cidadãos e as pessoas jurídicas previamente credenciadas perante o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI.
Ao todo, são oito tipos de certificados digitais divididos em duas séries, cada uma com quatro tipos de certificação. A primeira delas é a Série A, que compreende os tipos A1, A2, A3 e A4, e refere-se aos certificados de assinaturas digitais, os quais são usados com a finalidade de confirmar a identidade de uma pessoa ou empresa no ambiente online e possibilitar a utilização de serviços digitais, como redes privadas, assinatura de documentos eletrônicos e e-mails de forma segura.
Já a segunda modalidade é a Série S, que compreende os tipos S1, S2, S3 e S4. Estes são utilizados para criptografar mensagens e documentos para que sejam transmitidos e compartilhados no ambiente virtual, de forma que as informações nele contidas não fiquem expostas a qualquer um que tenha acesso sem a utilização de uma chave privada específica.
Certificado digital e a rotina contábil
Com a modernização dos processos e rotinas administrativas, a utilização do ambiente virtual tem se tornado cada vez mais popularizada e tem abrangido diversas obrigações que fazem parte do dia a dia do contabilista.
A começar pela Escrituração Contábil Fiscal, presente na rotina de toda empresa e escritório de contabilidade, a qual, atualmente, é feita de forma completamente eletrônica e somente pode ser enviada após a assinatura digital validada com a utilização de um certificado digital, conforme explicado anteriormente.
Da mesma forma, o preenchimento e emissão de uma Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) requer a utilização de um certificado digital válido para que suas informações sejam autenticadas e disponibilizadas para as partes interessadas através da chave de acesso.
O acesso ao ambiente virtual que garante a utilização dos serviços disponibilizados pela Receita Federal (e-CAC) também é controlado por certificação digital, assim como o acesso ao SISCOMEX – Sistema Integrado de Comércio Exterior, à área de Conectividade Social da Caixa Econômica Federal para envio do FGTS, dentre outros que, a cada dia, passam a integrar a grande lista de serviços realizados de forma virtual e que necessitam de algo que lhes garantam confiabilidade.
É indispensável que os profissionais de contabilidade utilizem um sistema que possua configurações atualizadas, a fim de identificar a existência e validade dos certificados digitais contratados pelas empresas, e pessoas que lidam diretamente com as documentações preenchidas e enviadas no ambiente virtual.
Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…