A aposentadoria é um dos momentos mais esperados pelos brasileiros. Isso porque é neste período que o trabalhador tem o aguardando e merecido descanso depois de anos em atividade laboral.
A aposentadoria é um benefício concedido pela Previdência Social ao trabalhador segurado que preencher os requisitos legais. Mas para não ter dor de cabeça com a concessão do benefício é preciso se atentar a alguns detalhes, saiba quais são eles.
Tempo de contribuição
O tempo de contribuição é o período efetivo entre a data de início e a data de encerramento da atividade exercida pelo Segurado da Previdência Social.
Se você está com pouco tempo de contribuição ou pretende aumentar, ainda mais, o seu tempo de recolhimento, saiba que existem alguns períodos de atividade que você pode utilizar para aumentar o seu tempo e adiantar a sua aposentadoria, como:
- Períodos rurais
- Tempo de serviço militar
- Tempo como aluno-aprendiz
- Períodos trabalhados com exposição a agentes nocivos
- Períodos sem registro na carteira
- Período de trabalho como autônomo para pessoas jurídicas
Existem casos em que as empresas não fazem o registro correto na carteira do trabalhador, para ter algumas despesas a menos.
Mas isso prejudica o segurado na hora de se aposentar, pois cada mês conta para o tempo de contribuição do INSS. Apesar das dificuldades é possível conseguir a inclusão desses períodos de trabalho por meio de provas documentais e testemunhais.
Informações do CNIS
O CNIS também conhecido como extrato previdenciário, nesse documento contém dados dos vínculos empregatícios desde 1976, remunerações mensais a partir de 1990 e recolhimentos dos contribuintes individuais desde 1979.
Os dados constantes no CNIS relativos a vínculos, remunerações e contribuições valem como prova de filiação à previdência social, tempo de contribuição e salários de contribuição.
Porém é comum encontrar erros no CNIS, como: valores errados de salário-de-contribuição, ausência de vínculos, ausência de data final do vínculo, vínculos marcados como extemporâneos, etc.
Caso os dados do CNIS não estejam corretos, é possível pedir a retificação dos dados do CNIS. IN 77/2015, Art. 61. O filiado poderá solicitar a qualquer tempo inclusão, alteração, ratificação ou exclusão das informações constantes do CNIS.
Saiba qual a melhor aposentadoria para você
Você sabia que tudo pode influenciar na sua aposentadoria? Quando digo tudo é tudo mesmo! Como idade, tempo de contribuição, sexo e até mesmo condição do trabalho.
Tudo isso determina em qual aposentadoria você se encaixa e qual o valor que você irá receber. Por isso buscar saber qual aposentadoria é a melhor para você é essencial para ter um bom benefício.
Por lei, a aposentadoria que vale para cada um é aquela que é mais vantajosa (que o valor recebido vai ser o maior) no momento em que a pessoa dá entrada na aposentadoria.
E vale lembrar que o INSS é obrigado a orientar o trabalhador, quando ele faz o pedido, sobre qual é a melhor aposentadoria para ele naquele momento.