CLT

O que diz a lei sobre o pagamento de salário?

A remuneração de um trabalhador, referente a um período de serviço específico, geralmente mensal, é conhecida como pagamento de salário. 

De acordo com o Artigo n.º 463 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), a remuneração deve ser efetuada em espécie e na moeda oficial do Brasil.

Contudo, a partir de 1984, a Portaria n.º 3.281 do Ministério do Trabalho autorizou o uso de cheques e depósitos bancários para acompanhar as inovações tecnológicas da época.

Além do pagamento de salário, a empresa é obrigada a fornecer um comprovante aos funcionários que possuam contrato de trabalho formal, conhecido como holerite ou folha de pagamento, como estipulado no Artigo 464 da CLT. Esse documento atesta o pagamento do salário.

O que diz a lei sobre o pagamento de salário?

O Artigo 76 da CLT é o principal ponto de referência que define o que constitui o salário, verifique-o:

“Art. 76 – Salário mínimo é a contraprestação mínima devida e paga diretamente pelo empregador a todo trabalhador, inclusive ao trabalhador rural, sem distinção de sexo, por dia normal de serviço, e capaz de satisfazer, em determinada época e região do País, as suas necessidades normais de alimentação, habitação, vestuário, higiene e transporte.”

Os artigos 463 e 464, por sua vez, estabelecem as diretrizes para a execução dos pagamentos. 

Conforme esses artigos, é exigida a elaboração de um contracheque contendo os detalhes do colaborador e informações sobre o pagamento. 

Além disso, o valor do pagamento deve ser efetuado através de um depósito, que pode ser realizado tanto em dinheiro quanto em cheque.

“Art. 463 – A prestação, em espécie, do salário será paga em moeda corrente do País

Art. 464 – O pagamento do salário deverá ser efetuado contra recibo, assinado pelo empregado, em se tratando de analfabeto, mediante sua impressão digital, ou, não sendo esta possível, a seu rogo.”

Leia Também: Empresa É Obrigada A Dar Carta De Referência Para Ex-Empregado?

Datas em que o salário do colaborador deve ser pago

A CLT estabeleceu regulamentações quanto às datas em que o salário dos colaboradores deve ser pago, conforme especificado no Parágrafo 1 do Artigo 459 do Decreto-Lei nº 5.452. De acordo com essa norma, o pagamento do salário deve ocorrer até o 5º dia útil de cada mês.

“Art. 459 – O pagamento do salário, qualquer que seja a modalidade do trabalho, não deve ser estipulado por período superior a 1 (um) mês, salvo no que concerne a comissões, percentagens e gratificações.

§ 1º Quando o pagamento houver sido estipulado por mês, deverá ser efetuado, o mais tardar, até o quinto dia útil do mês subsequente ao vencido. (Redação dada pela Lei nº 7.855, de 24.10.1989)”

Esther Vasconcelos

Estudante de nutrição e apaixonada por meios de comunicação, trabalhando atualmente como redatora no Jornal Contábil.

Recent Posts

Isenção do Imposto de Renda de até R$ 5 mil: se atualize sobre o projeto!

No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…

1 hora ago

DCTFWeb: entenda tudo o que mudou com a prorrogação

Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…

6 horas ago

Contabilidade: 5 dicas para se estressar menos no trabalho

A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…

9 horas ago

INSS: Dor na Coluna e aumento nos Transtornos Mentais Lideram Afastamentos por Incapacidade Temporária no Brasil em 2024

O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…

14 horas ago

Quem paga a conta de carro batido no estacionamento

Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…

15 horas ago

Aprenda com eles! 8 hábitos comuns das pessoas bem-sucedidas

O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…

15 horas ago