A curva de juros, também conhecida como ETTJ ou “Estrutura a Termo das Taxas de Juros” é calculada todos os dias pela Anbima e divulgada publicamente.
Essa curva é representação gráfica das taxas de juros exigidas ou esperadas pelo mercado para determinados prazos no próprio mercado. Ela é uma ferramenta importantíssima para os investidores, pois quanto mais alta a linha, mais remuneração o mercado está exigindo para investir no Brasil.
Agora que você já sabe o que é curva de juros vou te falar como ela funciona e quais os principais tipos existentes.
No mercado de crédito, as taxas de juros estão relacionadas ao risco de inadimplência. Nesse sentido, os juros são maiores quando o risco de o devedor se tornar inadimplente é maior.
Em suma, é mais fácil inferir as ações do devedor ou as circunstâncias que podem afetar os pagamentos do empréstimo. No entanto, quando analisados em horizontes de tempo mais longos, os cenários podem variar – dificultando qualquer previsão.
Na prática, as taxas de juros tendem a aumentar ano a ano. Isso acontece para cobrir possíveis perdas futuras caso o devedor não pague o valor acordado. Portanto, a curva de juros tenta representar visualmente essa relação.
Muitas curvas de rendimento podem ser construídas usando vários títulos. No entanto, é mais comumente usado para traçar cenários sobre o estado e a direção da economia do país. Isso geralmente é feito por meio de títulos públicos (representando a dívida do governo federal).
Normalmente, os títulos prefixados e os títulos IPCA+ (vinculados à inflação e prefixados) são usados para construir a curva. Os títulos Selic geralmente não são utilizados, pois estão atrelados à taxa básica (Selic) e não estão sujeitos à marcação a mercado.
A seguir, veja como podem se apresentar e os seus significados:
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…
O que faz uma pessoa ser bem-sucedida? Sorte? Inteligência? Conhecimentos privilegiados? Pode até ser que…