Você quer saber o que é o Consumidor.Gov e como funciona? Então, continue lendo, pois daremos todos os detalhes mais abaixo.
Com o aumento do consumo cada vez maior por parte da população, em especial nesse ano de 2020, onde as restrições para conter o avanço da pandemia do Coronavírus, fizeram com que a população consumisse muitos produtos online, também houve aumento das reclamações por parte do consumidor.
E seja para produtos essenciais e necessários para a sobrevivência, como alimentos, roupas, sapatos, eletrodomésticos etc., para bens supérfluos, ou até mesmo diferentes serviços consumidos, o cliente precisa de um local para realizar as suas reclamações. Isso vale desde uma costureira em SP até grandes magazines. O consumidor não se sente mais seguro em adquirir produtos e serviços de quem não tenha canais para reclamações se necessário.
E é exatamente esse o motivo da criação do Consumidor.Gov. Portanto, para saber mais a respeito, continue lendo, e tire todas as suas dúvidas aqui.
É um site inteiramente gratuito do governo, que permite um diálogo direto para solução de conflitos gerados pelo consumo na internet. Ou seja, trata-se de um intermediário entre a empresa e o consumidor.
O site é monitorado diretamente pela SENACON (Secretaria Nacional do Consumidor), pelo Ministério da Justiça, o PROCON, as Defensorias, os Ministérios Públicos, assim como pela sociedade como um todo.
Cerca de 80% das reclamações que são registradas atualmente no site, recebem tratativas por parte das empresas. Aliás, elas costumam responder aos consumidores em uma média de até 7 dias.
Alguns dos principais objetivos do site são:
O método de funcionamento do Consumidor.Gov é muito simples. Por isso, qualquer consumidor que se sentir lesado por uma empresa, e deseja abrir uma reclamação, pode acessar o site sem maiores complicações. Enfim, siga os passos abaixo para conseguir fazer a sua também:
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Outras informações que o consumidor precisa saber:
1 – Usar a plataforma não é considerado um procedimento administrativo;
2 – Não há nenhuma intervenção do Poder Público. As tratativas são individuais;
3 – A adesão das empresas à plataforma deve ser feita formalmente, e de forma voluntária;
4 – Todas as reclamações alimentam uma base pública;
5 – É possível ler reclamações de outros clientes, as respectivas respostas das empresas, a velocidade com que ela é feita, bem como o índice de satisfação do consumidor, que se obtém a partir da nota dada pelo cliente;
6 – Clicando em “Dados Abertos”, você tem acesso aos dados públicos das empresas cadastradas na plataforma;
Existem diferentes benefícios que o site Consumidor.Gov oferece, tanto para a população, quanto para as empresas. Então, confira abaixo quais são os principais deles:
Enfim, essas são as principais informações sobre o Consumidor Gov, suas vantagens, como funciona e para quem se destina. Agora, ficou bem mais fácil entrar em contato com as empresas, para solucionar possíveis problemas.
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