Uma das dúvidas comuns ao avaliar os serviços contábeis para a empresa é entender o que é CRC. Neste post, você aprenderá mais sobre ele!
Você sabe o que é CRC? Quem tem uma empresa e quer garantir uma boa gestão do negócio pode contar com a contabilidade.
Assim, é preciso encontrar um profissional registrado no CRC para garantir um serviço de qualidade.
Por outro lado, quem deseja atuar na área, precisa entender do que se trata o órgão e os benefícios que ele proporciona, além de conhecer as etapas necessárias para o registro e atuar regularmente.
Se você tem interesse no assunto, continue a leitura deste conteúdo para entender o que é CRC e por que ele é tão importante para a contabilidade!
O que é CRC?
CRC é a sigla para Conselho Regional de Contabilidade, o órgão responsável por habilitar os contadores para o exercício da profissão, após a conclusão da graduação em ciências contábeis.
Ao todo, são 27 CRCs no Brasil, um para cada Estado e o Distrito Federal, sendo que todos são vinculados ao Conselho Federal de Contabilidade (CFC).
Os órgãos foram criados pelo Decreto-Lei n.º 92.295 de 1946, que também traz as atribuições do contador.
Assim, é por meio dele que o profissional conseguirá a Carteira de Identidade Profissional do Contador, que também servirá como documento de identidade oficial.
Isso acontece, devido à previsão da Lei n.º 6.206 de 1975, que garantiu a validade do registro em todo o território nacional. Por fim, em 2011 a Resolução n.º 1.370 do CFC regulamenta a constituição, a finalidade e demais características dos Conselhos.
Funções do CRC
Os órgãos têm como objetivo editar normas e estabelecer os princípios que devem ser observados pelos profissionais, além de fiscalizar e supervisionar a atuação dos contadores, para garantir que eles não cometam irregularidades.
Diante de infrações, o CRC pode aplicar punições e comunicar às autoridades competentes sobre os fatos, sempre que a solução não fizer parte de suas responsabilidades.
No entanto, mesmo com a regulamentação sobre penalidades, a atuação do órgão tem um caráter preventivo.
Quais os benefícios do CRC?
Como ele regulamenta a atuação dos profissionais inscritos, o órgão traz benefícios para todos.
Os contadores adquirem suporte para entender seus deveres e obrigações, com a certeza de que seus colegas cumprem as mesmas exigências.
Já para as empresas que utilizam o serviço, isso traz segurança sobre a qualificação do profissional e a sua regularidade, tendo em vista que ele precisará responder ao órgão em caso de irregularidades.
Desse modo, o registro no CRC demonstra a credibilidade do profissional e comprova aos potenciais clientes que ele está apto para exercer a profissão, seguindo os critérios do conselho para ter uma atuação ética e competente.
Como adquirir essa certificação?
Até o dia 1º de junho de 2015, o registro no CRC também era garantido aos técnicos em contabilidade — contabilistas e guarda-livros —, mas atualmente ele não é mais aplicável a esses profissionais.
O registro é obtido após a realização e aprovação no exame de suficiência contábil, que foi criado pela Lei n.º 12.249/2010 e é aplicado desde 2011.
Ele conta com apenas uma fase, garantindo um processo mais rápido.
Nela, o profissional precisará responder 50 questões objetivas, com 4 alternativas cada, e acertar pelo menos 50% da prova para obter a aprovação.
A prova aborda diversas disciplinas estudadas durante a graduação.
São elas:
- Auditoria Contábil;
- Contabilidade Aplicada ao Setor Público;
- Contabilidade de Custos;
- Contabilidade Geral;
- Contabilidade Gerencial;
- Controladoria;
- Legislação e Ética Profissional;
- Língua Portuguesa Aplicada;
- Matemática Financeira e Estatística;
- Noções de Direito e Legislação Aplicada;
- Normas Brasileiras de Contabilidade;
- Perícia Contábil;
- Princípios de Contabilidade;
- Teoria da Contabilidade.
![](https://www.jornalcontabil.com.br/wp-content/uploads/2020/06/empresario-caucasiano-jovem-concentrado_171337-728.jpg)
Após a aprovação, o profissional conta com um prazo de 2 anos para solicitar a inscrição no CRC e receber o seu registro.
Para isso, é preciso conferir o procedimento específico no órgão de cada estado, tais como requerimentos, listas de documentos e formalização do pedido.
Por que contar com um contador na empresa?
A contabilidade é um serviço fundamental para as empresas, independentemente do porte.
O contador atua com o cálculo de tributos, sempre com foco em cumprir obrigações, sem causar prejuízos ao negócio.
Além disso, ele também pode ajudar com consultorias a respeito do fluxo de caixa, folhas de pagamento e planejamento tributário.
O conhecimento técnico é essencial para auxiliar na interpretação de relatórios técnicos que auxiliarão na tomada de decisão da empresa, ou seja, o contador desempenha um papel importante no desenvolvimento de estratégias de negócio bem estruturadas.
Também existem casos em que a empresa precisará contar com o auxílio do profissional, obrigatoriamente, para assinar documentos contábeis, como balanço patrimonial, balancetes, escrituração, entre outros.
Quem trabalha com importação ou exportação conta com ainda mais obrigações, então o profissional ajudará com todas as questões burocráticas e cumprimento da legislação.
Dessa forma, ele ajuda a garantir a regularidade tributária para que a empresa não sofra com penalidades aplicadas pelos órgãos fiscalizadores.
Como ter mais benefícios ao efetuar negócios internacionais?
Agora que você já sabe o que é CRC e a importância de um contador devidamente inscrito na empresa, se trabalha com importação ou exportação, é necessário saber como fazer transações internacionais com o melhor custo-benefício.
Portanto, se você busca as melhores alternativas, precisa conhecer a Remessa Online.
É possível enviar e receber dinheiro do exterior de forma simplificada e segura.
Basta fazer o cadastro no site, selecionar a transação desejada e seguir os passos informados, inserindo os dados solicitados pelo sistema.
No envio, o destinatário receberá o valor em um dia útil, enquanto as remessas recebidas são disponibilizadas em até 2 dias úteis após o pagamento.
Mas a agilidade não é o único benefício — os usuários também contam com as melhores taxas do mercado.
Ao fazer uma transação utilizando a plataforma, os custos são:
- conversão da moeda usando o câmbio comercial do momento da transação, sem custo adicional;
- Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) de 0,38% (para terceiros) ou 1,1% (para a mesma titularidade);
- taxa fixa de 1,3% sobre o total da transação;
- tarifa bancária de R$ 5,90, apenas se o valor total for inferior a R$ 2.500.
Agora você já sabe o que é CRC, a função do órgão e a importância da contabilidade para a empresa.
Se a empresa trabalha com importação ou exportação, além de utilizar o suporte de um contador de confiança, conte com a Remessa Online para ter as melhores condições nas transações internacionais.
Então, gostou do conteúdo? Para saber mais sobre as transferências para o exterior, acesse agora mesmo o nosso site!