O efeito de rede é uma característica presente em plataformas de empresas da “nova economia”, como Instagram, Facebook, entre outras.
O bom entendimento desse conceito é importante, pois a presença do efeito de rede pode ser um fator que indica vantagem competitiva por parte da empresa.
Além disso, essa característica pode impactar a lucratividade e a estratégia de precificação da companhia.
O termo efeito de rede é colocado para qualquer situação na qual o valor de um produto, serviço, ou plataforma depende do número de compradores, vendedores ou usuários que participam do ecossistema.
Segundo o professor Bharat Anand, da Harvard Business School: “em outras palavras, a disposição para gastar aumenta, ao passo que o número de compradores e vendedores no negócio cresce”.
Isso é um fator que vem impactando a industrialização moderna.
Muitas empresas e startups mais populares são impactadas positivamente pelos efeitos de rede. Algumas delas são: Uber, Amazon, Alibaba, eBay, LinkedIn, Twitter, além das outras redes sociais que foram comentadas no início do artigo.
No caso da Uber, o serviço se torna melhor para os clientes quando existe um maior número de motoristas que utilizam o aplicativo.
Já a Amazon, por exemplo, torna-se mais atrativa para os consumidores quando existem mais vendedores no site, que garantem a diversidade de produtos.
Nas redes sociais, o efeito é bastante perceptível, pois quando uma delas possui um elevado número de usuários ativos, maior a disposição para companhias anunciarem sues produtos ou serviços na plataforma mesmo nos países emergentes.
Com a maior receita proveniente de propagandas, a rede social consegue melhorar o seu serviço, o que auxilia na entrada de pessoas na plataforma, gerando uma espiral positiva.
Basicamente, existem dois tipos de efeitos de rede: os diretos e os indiretos.
Os diretos ocorrem quando o valor de um produto, serviço ou plataforma aumenta simplesmente pelo crescimento do número de usuários. O exemplo mais simples para esse caso é o das redes sociais.
Já o efeito de rede indireto ocorre quando a plataforma ou serviço dependem de mais de um grupo de usuários, como vendedores e consumidores, produtores e consumidores etc.
O tipo indireto ocorre em plataformas como a Uber, pois o número de clientes depende do número de motoristas do aplicativo, como citado anteriormente.
Um dos princípios do efeito de rede é que o negócio, site ou plataforma que possuir a maior participação de mercado é o que apresentará mais sucesso no longo prazo.
O que significa que sua participação de mercado irá crescer de maneira mais acelerada.
Assim, setores nos quais o efeito de rede é bastante presente, geralmente apresentam a característica de winner-takes-all (o vencedor leva tudo), a principal empresa se torna responsável pela parte mais relevante do mercado.
Em setores impactados pelo efeito de rede, comumente é observada uma estratégia de busca de ganhos de participação de mercado, principalmente no começo, em detrimento da busca por lucratividade.
Isso ocorre porque, como foi explicado, a disposição de um consumidor gastar depende do número de usuários na plataforma.
Assim, crescendo a participação de mercado do negócio, consequentemente o número de usuários, a empresa, em tese, consegue aumentar os preços no futuro, quando os benefícios do efeito de rede estarão presentes.
Por esse motivo, é possível observar empresas fornecendo descontos agressivos no começo, até mesmo dando produtos de graça.
Um dos grandes exemplos dessa prática é o Facebook, que foi lançado em 2004 como uma plataforma totalmente gratuita.
Por conta dessa gratuidade, a companhia conseguiu crescer e até mesmo tomar o lugar do MySpace – sua maior competidora naquele momento.
Somente em 2007 a companhia começou a monetizar o seu negócio, com a introdução dos anúncios.
Além disso, apenas em 2013 que a empresa realmente se esforçou para escalar essa linha de receita.
O entendimento desse conceito é crucial para os dias de hoje, pois, a partir dele, entendemos a vontade de algumas empresas da “nova economia” crescerem de forma tão acelerada, não apresentando, muitas vezes, lucro.
A premissa está baseada na crença de que algum dia a participação de mercado será tão relevante que poderão aumentar seus preços.
É uma premissa arriscada, pois normalmente são várias empresas muito qualificadas buscando o primeiro lugar, o que torna bastante difícil entender qual será o vencedor final.
Artigo produzido pela Suno.
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