No mundo dos negócios, muito se fala em “B2B” e “B2C”. Os termos podem parecer complicados, mas basicamente um envolve a relação entre fabricantes e atacadistas enquanto o outro é a relação entre atacadistas e varejistas.
O primeiro caso é bem mais comum e, se você está inserido neste mercado, precisa continuar lendo nosso post para entender de uma vez por todas o que é marketing B2B e como você pode fazer diferente para destacar sua empresa e fazê-la crescer!
O termo B2B vem do inglês “Business to Business”, que significa “de empresa para empresa”. Logo, as transações deste tipo de negócio envolvem duas empresas e não uma empresa e um consumidor final, como é o caso do B2C (“Business to Customer”, traduzido como “de empresa para cliente”).
Por exemplo, a Sage é uma empresa que oferece softwares de gestão para outras empresas e é, portanto, uma B2B. Uma confeitaria, por sua vez, está inserida no mercado B2C.
No final das contas, todas as empresas que vendem seus produtos precisam de estratégias de marketing. Então o que muda no caso do B2B?
Para começar, os clientes costumam ser muito mais fiéis neste mercado e a probabilidade de continuarem fazendo negócio com uma mesma empresa é muito maior.
Como muitos compram de empresas e vendem para o público final, manter um relacionamento com bons fornecedores é fundamental e têm impacto direto nos seus resultados.
Outra particularidade do mercado B2B é que é bem mais fácil perceber as necessidades do seu público, já que corporações conseguem reconhecer seus problemas com maior facilidade e costumam buscar por soluções mais prontamente. Isso é uma grande vantagem e diminui esforços e custos de marketing.
Ainda que o foco das suas ações esteja em outra empresa, o marketing B2B precisa permanecer “one-to-one”, ou seja, de um para um. Por isso, a primeira grande dica é investir no pós-venda e na fidelização dos seus clientes com o objetivo de criar uma ligação forte de parceria entre os responsáveis.
A qualificação da sua equipe requer atenção especial pata que tal objetivo seja cumprido. Como o processo de venda costuma ter mais etapas e envolver mais pessoas no B2B, é essencial que os profissionais tenham profundo conhecimento sobre os produtos e suas estratégias comerciais.
Isso vai garantir que eles tenham a confiança necessária para negociar com seus compradores e conseguir surpreendê-los no atendimento.
Outro item importante para destacar sua empresa no mercado B2B é ressaltar bem os benefícios e valor agregado dos seus produtos ou serviços. Como o valor médio de compra costuma ser mais alto, as empresas que compram com você precisam estar cientes das vantagens que isso trará para seus negócios.
Agora você já sabe o que é Marketing B2B algumas formas de destacar sua empresa neste mercado. Continue acompanhando nosso blog para mais informações sobre empreendedorismo.
Fonte: Blog Sage One Brasil
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