Para montar uma clínica para dependentes químicos é preciso obter um bom planejamento e conhecer todos os detalhes necessários, os quais são de extrema importância e poucas pessoas conhecem, afinal, se trata do acompanhamento, tratamento e reabilitação de pessoas que necessitam do melhor atendimento.
Além de ser uma clínica focada nos cuidados para dependentes químicos, a mesma também é um negócio que precisa ser bem gerenciado e atender os requisitos legais, bem como, obter as licenças de funcionamento emitidas pelo Governo e órgãos de vigilância sanitária, por exemplo, a fim de garantir que o local é ideal e possui permissão para atuar no segmento.
Para montar uma clínica para atender dependentes químicos é necessário se atentar a quatro fatores essenciais que são eles:
A estrutura de uma clínica para atendimento de dependentes químicos deve ser bem elaborada, pensando nas necessidades dos pacientes que serão atendidos e residirão ali por determinados períodos de tempo.
O local deve ser adequado com estrutura equivalente a quantidade de pessoas que serão atendidas, possuindo a mobília, decoração, espaço recreativo, salas para reuniões em grupo, quartos privativos ou compartilhados, sala para primeiros socorros, ala de saúde, refeitório, espaço para atividades, etc.
Abrir uma clínica de reabilitação é semelhante a abertura de um consultório particular, é necessário apresentar os documentos necessários e obter a licença para funcionamento, de acordo com as legislações vigentes no país.
Portanto, é necessário procurar por órgãos responsáveis da região, como exemplo, subprefeitura, ANVISA, entre outros.
Além disso, é muito importante entrar em contato com o SEBRAE, contador ou escritório de contabilidade a fim de obter orientações sobre a melhor maneira de investir e as principais dicas de empreendedorismo no segmento.
Segundo a Interhelp Internação para atender, realizar o tratamento e reabilitação social de dependentes químicos, assim como nos demais segmentos da área da saúde, é necessário possuir uma equipe multidisciplinar composta por:
Independente do segmento, desde dependência química a internação psiquiátrica ao pensar em abrir qualquer empresa é preciso ter um plano de negócios, a fim de mensurar a receita, despesa, lucros, melhorias na administração, entre outros.
A fim de garantir uma boa gestão e perfeito funcionamento da empresa.
Ao investir em um negócio como esse, é necessário analisar todos os detalhes, desde a parte financeira, atendimento ao paciente, tipo de tratamento, legislações, a licenças.
Falta pouco tempo para o Imposto de Renda (IR) 2025 iniciar, porém, milhões de contribuintes…
Milhões de pessoas ainda vão receber seus benefícios do INSS referentes ao mês de janeiro…
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…