Uma das principais alternativas adotadas pelas pessoas que estão em busca de investir em algum negócio, ou até mesmo para o pagamento de contas, ocorre através da contratação de um empréstimo.
No caso dos empréstimos, um tipo de empréstimo muito comum e que muitas pessoas dizem ter mais vantagens está no empréstimo consignado.
No entanto, muitas pessoas ficam receosas com relação ao qual é o empréstimo consignado ou ainda quem tem direito e pode contratar um empréstimo nessa categoria.
Dessa forma, vamos aproveitar o espaço e explicar o que de fato é o empréstimo consignado, quem pode contratar e porque essa modalidade costuma ser mais a mais vantajosa.
O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito exclusiva para alguns grupos de pessoas, como:
A pessoa que opta por essa modalidade autoriza que a instituição financeira que liberou o empréstimo realize o desconto da parcela diretamente na folha de pagamentos.
Como o desconto da parcela do empréstimo ocorre direto na folha de pagamentos, é possível que as instituições financeiras e bancos consigam disponibilizar melhores ofertas.
Isso porque, com o pagamento da parcela sendo feito diretamente em folha de pagamentos, há baixíssimo risco de inadimplência, logo, quanto menor a inadimplência melhores são as condições.
Dessa forma, podemos dizer que o consignado não deixa de ser um tipo de empréstimo com garantia, já que o salário ou benefício são garantias de que o credor irá receber o valor devido.
Como o crédito consignado é descontado diretamente na folha de pagamentos, existe um limite ao qual as pessoas podem comprometer de suas rendas com a contratação de empréstimo.
Com relação a margem para contratação do crédito consignado, na última sexta-feira, 5 de agosto, o presidente Jair Bolsonaro sancionou um Projeto de Lei que elevou a margem do crédito consignado para 45%.
Dessa maneira a nova margem de crédito consignado pode ser aplicada da seguinte forma:
Exemplo: Um aposentado que ganha R$ 4.000 poderá comprometer até R$ 1.400 (35%) de sua aposentadoria com o pagamento de parcelas de empréstimos consignados.
Segundo informações do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), no caso dos segurados, é possível ter um total de até nove contratos de empréstimo consignado.
Vale lembrar que o total de até nove empréstimos consignados devem, respeitar o limite do empréstimo pessoal que é de 35% da renda do benefício.
No caso do cartão de crédito é permitida apenas uma contratação. Já as taxas de juros para a modalidade consignada são as mais baixas do mercado, com uma média de 2% ao mês e prazo estendido de 84 meses para a quitação da dívida.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…