Fonte: Google
Previamente é preciso entender que o score, nada mais é que uma pontuação de crédito que funciona conforme o comportamento financeiro de um determinado indivíduo.
Neste sentido, o score irá variar conforme a gestão das finanças pessoais, de modo que quanto maior for o comprometimento com contas rotineiras (aluguel, luz, água, planos de celular, etc.), bem como com possíveis débitos adquiridos pelo individuo, melhor será a pontuação nos órgãos de proteção ao crédito.
Dentre estes órgãos, um dos mais conhecidos é o Serasa. Seu score diz respeito a uma pontuação que vai de 0 a 1.000, sendo esta classificada da seguinte maneira:
Pontuação | Classificação do Score |
de 0 a 300 | Baixo |
de 301 a 500 | Regular |
de 501 a 700 | Bom |
de 701 a 1000 | Muito bom |
Vale ressaltar que esta pontuação considera alguns aspectos da vida financeira do indivíduo como pagamento de dívidas e tempo de uso do crédito, comprometimento com contas, consultas para serviço e crédito, histórico de dívidas, entre outros.
A pontuação em órgãos como o Serasa servem para mostrar o risco de crédito que determinada pessoa oferece. Em outras palavras, caso este individuo, possua um baixo score, ele será considerado um “mau pagador”, ou seja, representará um alto risco de crédito para uma empresa financeira que concede empréstimos, por exemplo.
Acontece que uma empresa que concede empréstimos, financiamentos, cartões de crédito, antes de liberar algum destes serviços para alguém, realiza uma consulta no CPF da pessoa. Sendo assim, quanto mais baixo for o score deste indivíduo, mais difícil será para ele contratar os referidos serviços.
Confira algumas vantagens de possuir um alto score junto aos órgãos de proteção ao crédito.
Uma alternativa gratuita para realizar a consulta do seu CPF, é através do site ou aplicativo Consumidor Serasa. Ao acessar a plataforma, basta cadastrar as informações solicitadas como: nome completo, endereço, email e é claro seu CPF.
Feito isso, basta criar uma senha pessoal e fazer o login, em seguida seu score irá aparecer na tela inicial.
Ademais, também é possível saber se há algum débito em aberto no seu nome através da plataforma do SPC consumidor (outro órgão de proteção ao crédito), também disponível por aplicativo ou site.
Cabe salientar que para a consulta nesta segunda alternativa, é preciso estar devidamente registrado na base de dados do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito). Sendo assim, basta se cadastrar e conferir se há alguma restrição em seu CPF, bem como verificar outras diversas funções disponíveis na plataforma.
Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…
A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…
Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…
A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…
Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…
A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…