Sabe o que o Spotify e Netflix têm em comum? Ambos utilizam o modelo de Receita Recorrente nos seus negócios.
Tal modelo de faturamento vem fazendo sucesso, em especial, entre os chamados serviços de Streaming.
Isto porque, ele reduz a burocracia para pagamento de serviços oferecidos, dando ao negócio faturamento garantido.
Saiba aqui neste artigo como implantar a Receita Recorrente no seu negócio e atingir o sucesso.
É o nome que se dá ao modelo de assinaturas ou Streaming, que realiza as vendas de uma maneira mais simples.
Este modelo trabalha com o cliente concordando com um pagamento recorrente, em um certo período.
A partir dessa concordância a empresa fornece seus produtos ou serviços durante o tempo acordado.
Clubes de Assinaturas, Serviços de Música e Filme, e até mesmo empresas do modelo SaaS – Software as a service, tem visto muito sucesso em tal modelo.
Isto porque, do ponto de vista gerencial, torna-se muito mais fácil o planejamento ao ter uma receita recorrente previsível.
Ou seja a Receita Recorrente é um modelo de negócios que cresceu e cada vez mais vem trazendo na sua extensão excelentes resultados.
Além disso, o modelo salta aos olhos ao ser um pouco distante de muitas burocracias, como multa para o cancelamento.
Como dito a Receita Recorrente pode ser utilizada por toda e qualquer tipo de empresa.
Sua utilização é mais comum entre prestadoras de serviços, contudo, é possível também que as empresas de comércio consigam adotar o modelo.
Um exemplo feliz, de empresa comercializadora de produtos com receita recorrente, são as livrarias que fazem clubes de assinaturas.
O cliente paga um valor mensal e recebe uma quantia pré-definida de livros na sua casa.
E é assim que funciona em todos os serviços semelhantes, o cliente faz a sua assinatura e pode realizar o pagamento por cartão de crédito ou boleto bancário, por exemplo.
Depois disso, de acordo com o pacote adquirido, o cliente tem a sua disposição os serviços ou produtos.
A grande maioria destes serviços não possuem multas de cancelamentos, ou seja, o usuário só paga o que utilizar.
É importante que se conheça tanto as vantagens, como desvantagens do modelo de Receita recorrente.
Para os clientes é oferecido:
Para as empresas por sua vez, são os seguintes benefícios:
Contudo, há também as desvantagens tanto para cliente como para as empresas, uma delas são as dores de cabeça com cobranças indevidas.
Isto em especial, quando é realizado os pagamentos por meio do cartão de crédito.
Contudo, em uma visão geral são mais vantagens que desvantagens, e também um panorama de bons resultados a curto e longo prazo.
Independente do modelo de negócio que se escolha é preciso que haja indicadores que apontem o bom desempenho da técnica.
Para a Receita Recorrente, há em média seis principais KPI’s para analisar os resultados da empresa.
Aqui é analisado o quanto de receita média cada cliente gera para sua empresa, para calculá-la utilize a seguinte fórmula:
Faturamento Mensal / Quantidade de Clientes
A partir desses dados o gestor têm base para tomar decisões acerca dos valores cobrados.
Ao analisar o faturamento total do ano é possível verificar em análise conjunta ao Fluxo de Caixa o sucesso ou não das atividades.
Lembrando que na gestão financeira há tanto indicadores de receitas como de despesas, e uma delas é o custo para se adquirir novos clientes.
Este dado deve ser analisado junto às equipes de Marketing e Vendas, para assim ter as melhores práticas com os gastos mínimos possíveis.
Aqui se analisa o total de dinheiro dado pelo seu cliente para a sua empresa, desde quando ele entrou na empresa.
Isto é importante para a análise do ciclo do cliente dentro da sua empresa, e as receitas produzidas pelo mesmo.
A fórmula utilizada para chegar a tal indicador, que complementa o custo de aquisição de cliente, é a seguinte:
Receita média mensal X Número de vendas por cliente
Este é um excelente indicador para analisar os processos, e assim saber o que pode gerar o descontentamento do cliente e assim seu cancelamento.
Para isto basta pegar o número total dos clientes que entraram, e os que saíram e assim descobrir a taxa de rejeição.
Aqui é a previsão da receita total que se espera do mês, para assim comparar o esperado com o ganho.
Primeiro, utiliza-se a seguinte fórmula para previsão da receita:
Receita Média por Cliente X Quantidade de clientes
Com o dado acima em mão, basta colocar em análise com o faturamento total obtido no mês.
Para implantar o modelo de receita recorrente no seu negócio, basta seguir alguns passos:
Verifique se os seus produtos e/ou serviços cabem dentro do modelo de receita recorrente.
Se for afirmativo a informação, você já tem a peça principal para iniciar a metodologia
Encontre a melhor forma de oferecer a técnica, e como será o pagamento, assim como os pacotes oferecidos.
Não se esqueça de estruturar uma excelente estratégia de Marketing e Vendas para que a sua empresa tenha os melhores resultados.
Não se esqueça de que para reter clientes é essencial possuir um atendimento humanizado para encantar seus clientes.
Para que os resultados sejam sentidos de verdade e analisados de forma eficiente é preciso ter as ferramentas certas.
Para isto, utilize ferramentas de gestão ERP que controla os setores fiscal, de estoque, comercial e financeiro.
A Soften Sistemas é especializada em softwares de gestão e fiscal administrativa eficientes.
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