fonte: google
Você já ouviu falar sobre o Teto do INSS? Na matéria de hoje vamos esclarecer sobre este tema.
Continue conosco e fique por dentro do assunto.
INSS quer dizer “Instituto Nacional do Seguro Social”, pois, é ele que efetua o pagamento da aposentadoria e outros tipos de benefícios para os cidadãos brasileiros que fazem suas contribuições de forma correta.
O recolhimento deste imposto tem o objetivo de gerar receita para a Previdência, fazendo com que todos tenham direito a benefícios previdenciários.
Vamos citar abaixo o que a Previdência Social proporciona aos segurados:
O próprio nome já diz, teto do INSS, ou seja, o maior valor que o segurado pode receber como benefício, o mesmo também é conhecido como teto da aposentadoria.
Ele existe para conter os gastos com a Previdência Social, para impor limites e respeitar a capacidade do sistema.
Respeitando esta regra o segurado poderá receber o valor máximo, porém o valor não pode ser superior ao teto.
Existem os contribuintes:
Qualquer pessoa que exerça alguma atividade laboral remunerada e tenha a carteira assinada é obrigado a contribuir, esses são os segurados obrigatórios de carteira assinada pelo regime da CLT.
Os segurados facultativos são pessoas que exercem suas atividades laborais sem ter a carteira assinada, seja empresário ou autônomo ou até mesmo donas de casa.
O INSS sofreu reajuste de 5,45% de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor, o salário mínimo neste ano de 2021 foi para R $1.100 reais, logo as aposentadorias e pensões também tiveram reajuste, portanto o teto da aposentadoria, de R $ 6.101,06 foi para R $ 6.433,57.
Este recolhimento vai depender do tipo de contribuinte que você é e do trabalho que você exerce.
Se você exerce suas atividades laborais como empregado de uma empresa, logo a mesma é responsável por realizar o recolhimento do funcionário.
Em caso dos autônomos e segurados facultativos, eles precisam realizar a inscrição na Previdência Social e gerar a sua própria guia para recolhimento.
Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social.
Já pensou você saber tudo sobre o INSS desde os afastamentos até a solicitação da aposentadoria, e o melhor, tudo isso em apenas um final de semana? Uma alternativa rápida e eficaz é o curso INSS na prática:
Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber para dominar as regras do INSS, procedimentos e normas de como levantar informações e solicitar benefícios para você ou qualquer pessoa que precise.
Não perca tempo, clique aqui e domine tudo sobre o INSS.
Por Laís Oliveira
As empresas americanas estão acelerando para entregar modelos de inteligência artificial (IA) mais eficientes e…
No final do ano passado foi anunciado em rede nacional a nova faixa de isenção…
Após a solicitação das principais entidades contábeis, o prazo de entrega da Declaração de Débitos…
A semana de trabalho está se aproximando para os profissionais de contabilidade, porém, muitos já…
O Brasil, em 2024, testemunhou um aumento considerável nos benefícios concedidos por incapacidade temporária, evidenciando…
Estacionar o carro e voltar para encontrá-lo amassado é um pesadelo para qualquer motorista. Mas…