Finanças Pessoais

O que fazer com o dinheiro do primeiro salário?

Existem aspectos que são inerentes a um bom planejamento financeiro pessoal, tendo em vista o recebimento do primeiro salário. É importante, sobretudo, ter consciência de receitas e despesas do mês, ou até mesmo a importância de uma reserva de emergência em caso de imprevisto. Por isso, é imprescindível ter desejos factíveis sobre o que fazer com o dinheiro do primeiro salário.

O primeiro passo ao conseguir um emprego e estar na iminência do primeiro pagamento, é listar todas as despesas mensais feitas, para que uma parte do dinheiro seja destinada a elas. Para tanto, uma planilha pode ser utilizada de maneira a discriminar os gastos e atribuir seus valores reais. Feito isso, é necessário  decidir o que fazer com o valor não destinado às despesas fixas. 

Leia também: Quer Investir Em 2023? Veja Dicas Para Cada Perfil De Investidor

O primeiro salário pode ser encarado como uma vitória, uma vez que ele muitas vezes é conquistado com o primeiro emprego, por isso, vale comemorar com a família e amigos, bem como comprar algo que seja um desejo pessoal. Em ambos os casos, indica-se ter consciência financeira ao utilizar o dinheiro, afinal, ele precisa ser administrado de maneira a suprir todas as necessidades. 

Além disso, cuidar da saúde ou até mesmo realizar uma viagem pode ser uma opção. Caso o recém-trabalhador não esteja habilitado, vale utilizar o valor para tirar a carteira nacional de habilitação (CNH), o que levará a ter mais independência pessoal. Este último, não apenas a CNH pode proporcionar, mas uma reserva de emergência também.

Leia também: O Que É E Como Investir Num CDB (Certificado De Depósito Bancário)?

A reserva de emergência existe para que os imprevistos ocorram de tal maneira que não tenham tanto impacto financeiro, uma vez que em caso de necessidade de desembolsar um valor que esteja fora da previsão de orçamento, pode-se recorrer ao que está guardado e assegurar que aquela demanda seja cumprida no momento.

Ainda assim, mesmo que o dinheiro do primeiro salário seja utilizado com cautela, diversas situações podem sair do controle ou exigir financeiramente mais do que se esperava no momento. Se esse for o caso, uma solução é considerar a manutenção do score e conseguir um empréstimo pessoal para quitar dívidas.

O movimento é bastante comum nessas situações atípicas. De acordo com uma pesquisa de 2020 feita pela fintech Bom Pra Crédito, 53% dos brasileiros pediram empréstimo pessoal naquele ano para manter as contas em dia. Essa opção permite que as contas sejam mais gerenciáveis com planejamento e disciplina.

Leonardo Grandchamp

Supervisor de Redação do Jornal Contábil e responsável pelo Portal Dia Rural.

Recent Posts

Brasil atinge 21,6 milhões de empresas ativas em 2024; Simples Nacional domina 84% do mercado

Introdução ao Relatório Jornal Contábil de Empresas no Brasil O Brasil encerrou 2024 com 21,6 milhões…

1 hora ago

Artigo: O empresariado brasileiro e o ano mais difícil na transição pós-reforma

A reforma tributária, solução para simplificar a tributação sobre o consumo, apresenta desafios significativos para…

2 horas ago

Inscrições para o Fies abertas até sexta-feira, dia 7. Veja como fazer

Se você participou de alguma edição do Enem, quer parcelar seus estudos e está tentando…

3 horas ago

Inteligência Artificial e os escritórios contábeis: uma parceria estratégica para o futuro

A inteligência artificial (IA) está transformando diversos setores da economia, e com os escritórios contábeis…

5 horas ago

Dia Mundial do Câncer: campanha estimula prevenção e INSS tem benefícios garantidos

Nesta terça-feira, dia 04 de fevereiro, é uma data dedicada ao Dia Mundial do Câncer.…

6 horas ago

Seu Escritório Contábil Está Pronto para o Deepseek?

A integração de inteligência artificial (IA) avançada, como o Deepseek, está transformando a contabilidade em uma…

7 horas ago