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O que fazer para evitar que seu benefício do INSS seja suspenso?

por Esther Vasconcelos
4 minutos ler
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Se você foi notificado pelo INSS, é necessário apresentar documentações necessárias para comprovar o direito de receber o pagamento. 

Dependendo do caso os segurados que forem notificados em até 60, terá que enviar a documentação solicitada, preferencialmente pelo Meu INSS. 

E hoje preparamos algumas dicas para você não ter seu benefício suspenso. 

Benefícios que foram concedidos há 10 anos. 

Benefícios concedidos há mais de 10 anos não pode ser suspenso sem apresentar qualquer prova de má-fé do segurado, mas há uma única exceção no caso de revisões, caso contrário estará cometendo uma ilegalidade. 

Notificações 

O prazo para enviar a documentação para trabalhadores urbanos é de 30 dias e para trabalhadores rurais é de 60 dias. 

Prazo de recurso 

O benefício será suspenso se o segurado não cumprir o prazo de defesa, é importante lembrar que uma vez que esta defesa não for o suficiente ou improcedente o benefício pode ser cancelado. 

O pente-fino é para quais benefícios?

O pente-fino será para todas as espécies de benefícios, não apenas os concedidos por incapacidade que exige a perícia médica como prova de vida. 

Aconselhamos a buscar uma ajuda de um profissional qualificado, pois, não existe uma defesa padrão para todos os casos

Cadastro atualizado 

É preciso manter o endereço atualizado junto ao INSS para receber a notificação.

Benefício por incapacidade 

Se você ainda não foi convocado pelo INSS e você ainda recebe benefício por incapacidade, a melhor maneira para evitar complicações e providenciar os seguintes documentos:

• Laudos;

• Notas de remédios;

• Relatórios médicos;

• Atestados e exames recentes; e

• Solicite cópia do prontuário médico em hospitais (caso já tenha sido hospitalizado), no serviço de saúde onde faz o acompanhamento ou para seu médico.

Envio da documentação 

Para esse envio o benefício precisa ter login e senha do Meu INSS 

logo que acessar o sistema, você terá que solicitar o serviço “ atualização de dados de benefício” é preciso ser anexada a cópia digitalizada das seguintes documentações : 

• CPF;

• RG;

• Certidão de nascimento ou casamento;

• Título de eleitor; e

• Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS

Se você não conseguir fazer o envio da documentação pelo Meu INSS, basta agendar um atendimento presencial em uma agência do INSS. 

Para fazer o agendamento é necessário ligar para o telefone 135 e escolher a opção “Entrega de Documentos por Convocação”. 

Dica Extra do Jornal Contábil: Compreenda e realize os procedimentos do INSS para usufruir dos benefícios da previdência social. 

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Por Laís Oliveira

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